A Fortaleza Vermelha estava banhada pela luz dourada do fim da tarde, as sombras projetadas pelos grandes vitrais alongavam-se pelo chão de pedra polida. Gaya estava em seus aposentos, ajustando algumas fitas de renda em um vestido de cor suave, ocupando-se com os preparativos triviais enquanto sua mente vagava para mais longe, até Driftmark, onde Lucerys estava. A saudade era uma constante desde a partida, mas ela se forçava a manter a calma.
Uma batida suave na porta a tirou de seus pensamentos. Antes que pudesse responder, Rhaenyra entrou no quarto, com a majestade natural que a acompanhava em todos os lugares. Seus longos cabelos prateados caíam soltos pelas costas, e ela usava um manto azul escuro que destacava a realeza em cada detalhe.
— Posso? — a rainha perguntou, mas já com um sorriso que mostrava que a resposta era óbvia.
— Claro, entre. — Gaya se levantou, ajeitando o vestido enquanto oferecia um sorriso gentil.
Rhaenyra caminhou pelo aposento, os olhos percorrendo as janelas abertas, de onde se via o pátio abaixo. Seu semblante sério, no entanto, logo foi suavizado pela afeição que sempre mostrava ao falar com Gaya.
— Vim conversar sobre os últimos detalhes do casamento — ela disse, sentando-se numa cadeira próxima à janela, convidando Gaya a fazer o mesmo. — Como você sabe, a cerimônia será no estilo Velaryon, com todas as tradições de nossa casa.
Gaya assentiu. Sabia que o casamento não seria apenas um compromisso entre os dois, mas uma reafirmação da aliança entre as casas Targaryen e Velaryon. A responsabilidade pesava sobre seus ombros, mas ela estava preparada.
— E será realizado em Driftmark, como já imaginávamos — Rhaenyra continuou. — Você tem algo especial que gostaria de incluir na cerimônia?
Gaya pensou por um momento. Por mais que sentisse que tudo estava fora de seu controle, essa era uma oportunidade de incluir um toque pessoal.
— Talvez algo que lembre a nossa infância — ela sugeriu. — Lucerys e eu passamos muito tempo em Driftmark, correndo pelos corredores, treinando no pátio. Eu gostaria que... algo dessas memórias fosse trazido para o casamento. Algo que nos lembre quem somos, antes de tudo isso.
Rhaenyra sorriu suavemente.
— Uma bela ideia. Farei questão de que algo assim seja incluído — ela garantiu. — Mas sabe, Gaya, você terá uma nova vida em Driftmark. Embora Lucerys seja quem governará, eu vejo em você a força que precisará para enfrentar tudo o que está por vir.
Gaya baixou o olhar, pensativa.
— Às vezes me pergunto se estou realmente pronta para tudo isso. — Sua voz era calma, mas havia uma sinceridade quase dolorosa ali. — Eu sempre soube que me casaria com Lucerys, mas agora que estamos tão próximos de oficializar tudo, parece... maior do que eu esperava.
Rhaenyra a observou por um instante, seu olhar materno e protetor.
— É natural sentir-se assim — disse a rainha, com um tom gentil, mas firme. — Eu também senti o peso da responsabilidade quando assumi o trono, quando tive meus filhos... e quando precisei proteger minha família na guerra. O mais importante é lembrar quem você é. Você já passou por tantas provações, Gaya. Cuidou dos seus filhos durante a batalha, manteve a cabeça erguida. Tudo isso prova que você é mais do que capaz de enfrentar qualquer desafio.
A menção aos filhos fez Gaya sorrir levemente, o calor maternal se espalhando em seu peito. Ela sempre se orgulhara do amor que tinha por seus pequenos, e cuidar deles durante os momentos mais sombrios fora sua maior vitória.
— Obrigada, minha rainha — disse Gaya, mais segura. — É reconfortante ouvir isso de você.
— Você não é só uma aliada, Gaya. É minha família. E confio plenamente que fará o melhor por Lucerys, por Driftmark e por você mesma. — Rhaenyra segurou a mão de Gaya com um toque firme. — Eu sempre estarei aqui para o que precisar.
Gaya assentiu, sentindo-se mais fortalecida. Sabia que a jornada à frente seria cheia de desafios, mas as palavras de Rhaenyra lhe davam coragem.
— Nós partiremos em alguns dias para Driftmark — continuou a rainha. — Tudo está sendo preparado, e logo você estará lá com Lucerys. É importante que esse casamento seja um sucesso, não só para nossa família, mas para o reino. Driftmark é vital para nossa estabilidade. E Lucerys terá muito trabalho pela frente. Mas ele terá você ao lado. E isso é o suficiente para eu ter certeza de que tudo dará certo.
A conversa continuou em um tom mais leve, enquanto discutiam os últimos detalhes práticos do casamento. Gaya sentiu o peso das responsabilidades, mas, ao mesmo tempo, o conforto de saber que, mesmo em meio às formalidades, Rhaenyra estava ali para guiá-la. A rainha, mesmo com sua postura firme, nunca deixava de lado o instinto materno.
Quando Rhaenyra finalmente se levantou para partir, Gaya sentiu-se mais calma. Driftmark estava logo à frente, e com Lucerys ao seu lado, acreditava que poderia enfrentar o que viesse.
Antes de sair, a rainha voltou-se mais uma vez para Gaya, com um sorriso de quem já vivera tudo isso.
— Lembre-se, querida. Nada pode nos preparar totalmente para o que está por vir. Mas com força e amor, sempre encontramos um caminho. -ela assente para a menina e em um lapso de memória se lembra da carta que estava guardada em seu vestido -Ele enviou para você.
Ela volta os passos para a menina e entrega o papel timbrado. A princesa pega o papel e lê com atenção as palavras escritas no pergaminho.
VOCÊ ESTÁ LENDO
LOYALT|Lucerys Velaryon
FanfictionGaya Targaryen, uma das filhas de Daemon. A menina que foi criada e treinada em Driftmark, volta para debaixo das asas do pai e consigo leva sua coragem e devoção a futura rainha Rhaenyra. A menina fará tudo que pode para proteger seu doce menino Lu...