Capítulo 17: "Recordando o esquecido"

71 14 12
                                    

Ela havia acordado cedo como sempre fazia pela manhã. Acordar as crianças exigia paciência, mas o que a esgotava freqüentemente era insistir para que Maycon aparecesse à escola ao invés de se esquivar entre as cobertas.

Sim! A mesma estratégia de meses havia feito efeito com Davi e Kristy. Convencê-los da diversão de reverem os coleguinhas de classe fora o suficiente. Logo se viu os dois, prontos para a rotina escolar, trajando o uniforme.

Agora estava por vir o pior, acordar Maycon era algo cada vez mais frustrante. O chamou pelo nome algumas vezes, sua única resposta clamava para que Sabrina liberasse minutos a mais a seu sono.

Mas ao insistir para o filho que se arrumasse para a escola, ele se alterou, impondo sua própria autoridade e poder de decisão como todo adolescente de 18 anos.

Haveria alguma maneira de se contrapor? Sabrina não retornou à desobediência do filho, que tinha a mesma proporção de um insulto, com suas palavras frágeis. Disse não se importar mais com ocorridos semelhantes que seguiriam se repetindo. Ali o deixou, como era do querer de seu filho. Mas doendo em si todo o ocorrido.

Após o café, Sabrina deu a partida no carro que levava, além de seus filhos, Jeremias. Ela havia insistido para que ele a acompanhasse até a escola das crianças, e assim terem aquela conversa necessária.

Logo que pôde, iniciou a prosa no momento que retornavam o percurso de casa, já sem as crianças. Sua tensão era notável, ela sabia que a vida pessoal de seu primo era uma incógnita e encontrar sentido ali era quase impossível.

—Tenho que lhe perguntar algo que não entendo— Sabrina nem ousou o olhar.

—Pode perguntar que eu a respondo— mais uma vez pressupôs que mencionaria sobre seu súbito desaparecimento que durou anos. Se possível, não falaria sobre o real motivo.

—O que fazia em Borborema? Você conhece alguém de lá?

—Não, eu não conheço ninguém daquela cidade. Eu estava somente de passagem— agora estava tudo claro, sabia onde a conversa iria chegar.

—Certo! E porque veio com Willy? A muito não se viam e de repente você aparece do nada. Aconteceu alguma coisa para que isso se sucedesse?

—Você não gostou da minha presença, é isso?— estava sendo alvo de desconfiança e isso não aceitaria.

—Não, Jeremias. Apenas fiquei surpresa com tudo isso! Entenda-me, estava sem vê-lo por muitos anos e agora quero me certificar que não veio por acaso e sim porque quis— se comoveu, agora saberia o motivo de tê-lo ali.

—Eu sentia muita saudade de você e de Maycon, por isso vim com Willy— já estava tenso. A conversa iria muito além se permitisse.

—Mas ainda não compreendo o motivo que o levou à Borborema.

—Isso de nada importa— soou um som agressivo. Lembrava da reação de Willy quando soube da tal missão. Decidiu guardar apenas para si a verdade, assim não achariam que era uma loucura de sua parte.

—Tudo bem!— inibiu-se— Mas saiba que acreditaria em cada palavra de sua boca.

— Realmente não quero falar nesse momento— agora dizia moderado.

— Okay, eu entendo— não disse nada a mais.

Compreendia ela. Afinal, deveria prestar esclarecimentos para alguém que esteve sempre presente em sua vida, aquela que construiu maior afeto. Sabrina era de muita importância para si e repentinamente a abandonou sem dito adeus, como quem se afunda numa amarga mágoa.

E o motivo era tosco para si. Às vezes irrelevante, outras, de extrema necessidade. Era amassado pelas circunstâncias, escondido pela sua memória oscilante.

Na esperança de um caminho certoOnde histórias criam vida. Descubra agora