Tópico polêmico, mas vocês sabem que eu amo uma boa briguinha, né? Então, meus amores, o tema de hoje é: Palavrões em livros.
Alguns autores fazem uso deles de forma mais suave, como, por exemplo, no livro ''Sob o mesmo teto'', que eu li um dia desses aqui no Wattpad ( suuuuuper recomendo). Sempre que a protagonista ia dizer o palavrão ( no caso era puta que pariu), ela falava ''insira aqui um palavrão de sílabas'' e, vou te contar, eu acha tão engraçado! Eu ria muito sempre que via.Outros livros, como ''A guerra dos Fae'', já começam avisando o leitor do que vem por vir, sendo logo a primeira frase '' Eu não aguento mais a porra dessa escola''. Já é possível entender um pouco da personalidade da protagonista!
O importante é você observar bem o público que seu livro quer atingir! Se seu livro é infanto-juvenil você não pode colocar o personagem de doze anos para falar ''Vai tomar no cu, seu filho da puta!''. Não é todo mundo que gosta de ver/ler uma criança chamando os amiguinhos de filhos da puta, mesmo que a mãe deles use dez centímetros de pano como saia e uma blusa transparente com um sutiã rosa neon por baixo( uma menina que estudou comigo usou essa roupa num carnaval e eu fiquei traumatizada! Juro pra vocês! Eu não dormi por uma semana tendo pesadelos com aquela roupa ridícula. Sem ofensa.
Mas se o seu público for mais adulto, você pode rasgar a boca a falar/escrever palavrão! Pode fazer a protagonista mandar a amiga falsiane que quer roubar o boy dela ir se fuder no quinto dos infernos com o capeta porque ela era uma puta, rapariga, pau no cú do caralho( okay, eu exagerei, mas deu pra entender, né?)
Eu, particularmente, gosto de palavrões de outros países, em outras línguas, como italiano, francês... A lista é grande! Existem vários sites aonde vocês podem encontrar o palavrão em português e a tradução para outras línguas ( acho esses sites mais confiáveis que o Google tradutor). Então, fica a dica!***
Galera, feliz natal, viu?! Muitos livros pra vocês e eu volto antes do ano novo!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas para escritores(Em Revisão)
Non-FictionOi! Eu sou Yasmim, mas pode me chamar de Yas também (Nada a ver com nada, mas acho que é legal descontrair *-*) Como deu para ver no nome e na capa, porque ninguém é cego(Se alguém for desculpe pela piadinha idiota), esse ''livro'' trás algumas...