"Não tinha visto mais Balta por Longamínis, nem o conselheiro nem ninguém que eu achava participar do SAECI. Isso se Limonthi realmente participar, eu soube que é preciso ser mais velho do que ele para assistir às reuniões. E, a cada dia que passava, essa organização parecia ficar mais conhecida, o que obviamente seria ruim. Eu achava que nós sabíamos demais para algo que deveria ser tão secreto, algo por que as pessoas chegavam a se matar para conseguir informações.
A propósito, estou começando a escrever meus Certeiros. Digamos que é uma mania que os longaminianos têm. Escrever nosso dia a dia é um costume. Não sei por que chamam de Certeiros, mas imagino que seja para entregar ao SAECI caso aconteça alguma coisa ao autor, para eles investigarem o que poderia ter levado ao sequestro de uma pessoa, por exemplo. Felipe me contou que seu avô estava com problemas de saúde e, no final das contas, teve que amputar o braço, e isso deu liberdade ao SAECI de ler seus Certeiros. Descobriram que ele estava com Pelepenose, doença da salamandra de dezesseis patas, ele tinha uma de estimação.
Muita gente acredita que não adianta nada escrever esses textos. Não sou supersticioso, nunca fui, mas acho que algum dia vou precisar disto que hoje escrevo. Quando vou à biblioteca procurar com Laura um romance para ela ler, sempre me deparo com muita gente sentada nas poltronas e escrevendo seus Certeiros, assim como Balta disse que minha mãe o fazia.
Aquele lugar era cheio de livros, cada um mais interessante que o outro. Antes de começar a escrever, eu tomei algumas notas de um autoajuda que encontrei, seu título era: A Destreza em Você. Era sobre escolhas que ajudam o leitor a descobrir o que quer da vida e sobre controle emocional poderoso. Nele tem escrito que todo mundo tem um dom especial, só basta descobrir qual é e, quando o fizer, ler o capítulo indicado. Descobri, nesse livro, que existem pessoas que ficam a vida toda aprimorando um poder bem especial enquanto outros descobrem poderes através de pesquisas, ou até inventam alguns, que é o caso de Arbinelo Treki, um cientista inventor da transfusão ulnar, poder que faz o usuário encostar o dedo num líquido para bebê-lo, por exemplo.
O poder que Lutile usa na vida dele é o de criar doces em jatos que saem de trás das unhas. Demoram-se anos para saber usar perfeitamente bem.
Uma coisa que não me agradou nem um pouco foi Felipe tentar, por horas e horas, me convencer a não ir ao encontro com aquela senhora cujo nome nem eu sabia, mas ela queria me falar sobre minha mãe e eu não podia faltar. Por que aquela pobre coitada me faria mal? Venerava todos em minha família, não havia perigo.
Já era quase crepúsculo quando eu me deparei com Laura no seu quarto, ela olhava para o céu através da janela escancarada.
– Está fazendo o que aqui? – eu me informei.
– Felipe falou que você viria mais tarde aqui para se arrumar – ela sorriu e olhou bem nos meus olhos, virando-se para falar comigo – Tem certeza de que é uma boa ideia?
– Eu cresci não sabendo nenhuma verdade da minha família. Isso é valioso para mim.
– É óbvio que é... Mas não pense que eu não quero o seu bem, eu só me preocupo com você.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aquala e o Castelo da Província (vol. I)
AdventureExtraterrestres. Será que eles realmente existem? De onde vêm? Será que são do jeito que os humanos imaginam? E se muitos deles já vivessem disfarçados entre nós, escondendo sua verdadeira identidade? Thomas Flintch é um menino pobre de 14 anos que...