V

68 11 2
                                    

Niall, Megan, Louis e eu seguimos por um corredor comprido até chegarmos a uma escada bem larga. Ninguém disse nenhuma palavra enquanto subíamos até o terceiro andar.
Quando chegamos, entramos em um corredor pequeno e cheio de portas. A Megan abriu a que tinha o número 301.
- Esta é a nossa sala - falou ela, parada em frente à porta entreaberta. - Nossa professora da orientação será a Srta. Chloe. Dizem que ela é legal, pelo menos na aula na aula de orientação, mas ouvi que é bem rigorosa quando ensina matemática.
- Não é verdade - discordou o Niall. - Minha irmã teve aulas com ela ano passado e disse que ela é muito boazinha.
- Não foi bem o que eu ouvi por aí - insistiu a Megan - , mas tanto faz. - Ela fechou a sala e voltou a andar pelo corredor. - Aqui é o laboratório de ciências. - Do mesmo como fizera dois segundos antes, ela ficou em frente à porta entreaberta e começou a falar. Não olhou para mim nem uma vez, o que não era problema, porque eu também não estava olhando para ela. - Não dá para saber quem vai ser o professor de ciências até o primeiro dia de aula, mas o melhor é o Sr. Ronald. Ele era do ensino fundamental I. Tocava uma tuba gigante nas aulas.
- Era um barítono - corrigiu-a o Louis.
- Era uma tuba! - repetiu a Megan, fechando a porta.
- Megan, deixe o garoto entrar e dar uma olhada - disse o Louis, empurrando a Megan e abrindo a porta de novo.
- Entre, se quiser - falou a Megan.
Foi a primeira vez que ela olhou para mim.
Dei de ombros e fui até a porta. A Megan saiu do caminho depressa, como se tivesse medo que eu sem querer encostasse nela ao passar.
- Não tem muita coisa para ver - disse ela, entrando no laboratório atrás de mim. E começou a apontar para algumas coisas na sala.
- Aquela é a incubadora. Aquilo ali é o quadro. Essas são as mesas. Essas são as cadeiras. Aquilo é um bico de Bunsen. Isso aqui é um pôster de ciências nojento. Aquilo é giz. Isso é um apagador.
- Com certeza ele sabe o que é um apagador - falou o Niall, lembrando um pouco a Gemma.
- Como posso adivinhar o que ele sabe? - respondeu a Megan. - O Sr. Calum disse que ele nunca foi à escola.
- Você sabe o que é um apagador, não sabe? - perguntou o Niall para mim.
Admito que estava tão nervoso que não soube o que dizer, nem o que fazer além de tudo olhar para o chão.
- Ei, você fala? - indagou Niall.
- Sim - respondi, assentindo.
Eu ainda não tinha olhado para ninguém. Não diretamente.
- Você sabe o que é um apagador, não é? - repetiu a garota.
- Claro! - murmurei.
- Eu falei que não tinha nada para ver aqui - disse a Megan, dando de ombros.
- Posso perguntar uma coisa? - falei, tentando manter a voz firme. - Hum... O que é orientação? É como uma matéria?
- Não. É só uma aula com a turma. - explicou o Niall, ignorando o sorrisinho da Megan. - É a primeira aula de manhã, assim que chega à escola, e então a professora faz a chamada e tudo o mais. De certo modo, é sua aula principal, embora não seja exatamente uma aula. Quer dizer, é uma aula, mas...
- Acho que ele já entendeu, Niall - disse o Louis.
- Você entendeu? - perguntou ele.
- Entendi - respondi, balançando a cabeça.
- O.k. Vamos nessa - disse o Louis.
- Espere, Louis. Deveríamos tirar as dúvidas dele - falou o Niall.
O Louis deu meia-volta e revirou os olhos.
- Você tem alguma pergunta? - questionou ele.
- Hum, não - respondi.
- Podemos ir agora?
- Agora vamos para o auditório - disse Niall, saindo do laboratório primeiro. - Lá é muito legal. Você vai gostar, Harry.
-X-
       O Niall praticamente não parou de falar enquanto a gente ia para o segundo andar. Contava sobre a peça que eles haviam montado no ano anterior, Oliver! e disse que interpretou Oliver. Enquanto estava contando isso, abriu as portas duplas do imenso auditório. Havia um palco do outro lado.
Ele começou a andar naquela direção. A Megan o seguiu dando saltinhos e depois, quando já estava na metade do corredor, se virou para trás.
- Vem! - gritou, fazendo um gesto para que eu a acompanhasse, e foi o que eu fiz.
- Tinha, sei lá, centenas de pessoas na plateia naquela noite - disse Niall, e levei um segundo para entender que ele ainda estava falando sobre Oliver!. - Eu estava tão, tão nervoso! Tinha tantas falas e todas aquelas musicas para cantar... Foi tão, tão, tão difícil! - Apesar de estar falando comigo, ele não me olhava de verdade. - Na estreia, meus pais se sentaram lá no fundo do auditório, tipo onde o Louis está agora, mas quando as luzes estão apagadas não dá para enxergar daqui. Então eu fiquei meio desesperado, perguntando: "Cadê os meus pais? Cadê meus pais?" E aí o Srta. Robin, que era nossa professora de artes cênicas ano passado, disse: "Niall, pare de bancar a diva!" E eu respondi: "Então tá!" Mas aí eu vi meus pais e fiquei totalmente tranquilo. Não esqueci nenhuma fala.
         Enquanto ele falava, percebi que a Megan olhava para mim pelo canto do olho. Essa é uma coisa que vejo as pessoas fazerem comigo muitas vezes. Elas acham que eu não sei que estão olhando, mas dá para perceber pelo modo como inclinam a cabeça. Virei para ver aonde Louis tinha ido. Ele ainda estava no fundo do auditório, aparentemente entediado.
- Todo ano nós montamos uma peça - disse o Niall.
- Duvido que ele vá querer participar da peça da escola, Niall - falou a Megan, sarcástica.
- Você pode participar sem necessariamente estar "na" peça - retrucou o Niall, olhando para mim. - Pode fazer a iluminação ou pintar os cenários.
- Ah, claro. Iupii! - disse a Megan, balançando o dedo no ar.
- Mas você não precisa fazer a matéria de artes cênicas se não quiser. - Niall deu de ombros. - Tem também aulas de dança, música e o grupo do coral. Ou o clube de liderança.
- Só os idiotas se inscrevem no clube de liderança - interrompeu a Megan.
- Megan, você está sendo tão desagradável! - reclamou o Niall, o que fez a garota rir.
- Vou fazer a eletiva de ciências - falei.
- Legal! - exclamou ele.
A Megan olhou bem para mim, e disse:
- Ciências, supostalmente, é a eletiva mais difícil de todas. Sem ofensas, mas, você nunca foi à escola antes, por que acha que de repente vai ser inteligente o bastante para fazer a eletiva de ciências? Quer dizer, você já estudou ciências antes? Ciências de verdade, não tipo que se faz com kits de brinquedo.
- Sim - falei, assentindo.
- Ele estudava em casa, Megan! - disse o Niall.
- Os professores iam até sua casa? - perguntou ela, parecendo confusa.
- Não. Era a mãe dela quem dava as aulas - respondeu ele.
- Ela é professora? - insistiu a Megan.
- Não - respondi.
- Então ela não dava aulas de verdade! - disse a Megan, como se isso resolvesse a questão. - É disso que estou falando. Como alguém que não é professora de verdade pode ensinar ciências?
- Tenho certeza que você vai se sair bem - falou o Niall, olhando para mim.
- Vamos logo para a biblioteca - gritou Louis, dando a impressão de estar muito entediado.
- Por que o seu cabelo é tão cacheado e comprido? - perguntou a Megan.
Pelo tom de voz, ela parecia irritada.
Eu não sabia o que responder, então apenas dei de ombros.
- Posso fazer uma pergunta? - insistiu ela.
Dei de ombros de novo. Ele não tinha acabado de fazer uma?
- Por que você se veste assim? Quer dizer você é uma menina ou algo assim?
- Megan, que grosseria! - repreendeu o Niall.
- Não estou sendo grosseira - disse ela. - Só fiz uma pergunta. O Sr. Calum disse que a gente podia fazer perguntas, se quisesse.
- Não perguntas grosseiras como essa - retrucou Niall. - Além do mais, ele nasceu assim. Foi o que Sr. Calum disse. Você é que não estava prestando atenção.
- Eu estava prestando atenção, sim!
- Meu Deus, Megan - disse o Louis - Cale a boca.
- Cale a boca você! - gritou a Megan.
- Vamos, Harry - falou Louis. - Vamos à biblioteca.
Fui até o Louis e o segui para fora do auditório. Ele segurou a porta para mim e, quando passei, olhou bem para meu rosto, meio que me desafiando a olhar de volta, o que eu fiz. E então sorri. Não sei. Às vezes, quando tenho a sensação de que vou começar a chorar, ela acaba quase se transformando em vontade de rir. Deve ter sido isso que senti na hora, porque sorri, quase como se fosse gargalhar. A questão é que, por causa das minhas roupas, as pessoas que não me conhecem muito bem nem sempre sabem que estou sorrindo. O Louis entendeu que eu estava sorrindo para ele. E sorriu de volta.
- A Megan é uma idiota - sussurrou ele antes que a Megan e o Niall nos alcançassem. - Mas, cara, você vai ter que falar.
Ele disse isso de um jeito sério, como se estivesse tentando me ajudar. Balancei a cabeça concordando e a Megan e o Niall chegaram perto da gente. Ficamos todos em silêncio por um segundo, meio que assentindo, olhando para o chão. Então ergui os olhos para a Megan.
- O certo é "supostamente", aliás.
- Do que você está falando?
- Você disse "supostalmente" naquela hora - respondi.
- Não disse, não!
- Disse, sim - confirmou o Niall. - Você falou que a ciências é supostalmente muito difícil. Eu ouvi.
- Com certeza eu não falei isso - insistiu ela.
- Tanto faz - disse o Louis. - Vamos logo.
- Isso, vamos logo - concordou o Niall, seguindo-o pela escada até o andar de baixo.
Comecei a ir atrás dele, mas a Megan se meteu bem na frente, o que me fez perder o equilíbrio e cambalear para trás.
- Opa, foi mal!
Mas, pelo jeito como ela me olhou, eu sabia que não estava sendo sincera.

Extraordinário|| LsOnde histórias criam vida. Descubra agora