Capítulo 12

84 6 0
                                    

  – Meus dias são muito longos – Tatiana disse a ele numa noite desexta-feira, com um sorriso cansado de alguém que trabalhara duramente12 horas. – Hoje eu fiz um tanque inteiro para você, Alexander! Com umaestrela vermelha e o número 36. Você sabe dirigir um tanque?– Melhor que isso – ele respondeu. – Eu sei comandá-lo.– Qual é a diferença?– Eu não faço nada, exceto gritar ordens e morrer.Tatiana não sorriu de volta.– Como isso é melhor? – ela murmurou. – Eu quero ser transferidapara o setor de panificação. Ao invés de tanques, alguns sortudos estãofazendo pão.– Quanto mais, melhor – disse Alexander.– Tanques?– Pão.– Eles nos prometeram um bônus – você acredita? – se fizéssemostanques além de nossa cota.– Um bônus?Tatiana riu.– A economia do lucro durante a guerra: é estranho que tenhamosvontade de trabalhar duro por mais alguns rublos, isso contraria tudo oque nos ensinaram desde o nascimento – mas aí está.– De fato, Tatiana, aí está – disse Alexander. – Mas não se preocupe,eles não vão parar de reconstruir você até que não queira trabalhar mais,mesmo que seja por alguns rublos a mais.– Deixe de ser subversivo – ela sorriu. – Não é de admirar que vocênão esteja seguro. Seja como for, isso quase matou Zina. Ela disse queestava pronta para aderir aos Voluntários, que não poderia ser pior queesta pressão.Alexander estava pensativo. A rua era ampla, mas eles andavam bemjuntos, os braços se tocando.– Zina tem razão – ele disse por fim. – Não se engane. Você ouviu ahistória de Karl Ots, não?– Quem?– Ele era o diretor da fábrica de Kirov quando ela ainda se chamavaPutilov Works. Karl Martovich Ots. Depois do assassinato de Kirov, em1934, Ots tentou manter a ordem, proteger os seus trabalhadores daameaça de... retaliação, na falta de uma palavra melhor. 

Tatiana ouvira alguma coisa sobre Sergei Kirov de seu pai e de seuavô.– Prisão? Morte? – ela disse.Alexander assentiu.– Sim e sim. De todo modo, quando certo dia se inspecionava umtanque T-28, deu-se pela falta de um parafuso. O tanque estava prestesa ser entregue ao Exército. Houve, é claro, um escândalo e uma buscalouca dos sabotadores inimigos. – Alexander respirou fundo. Tatianaesperou. – Ora, Ots sabia – ele continuou enquanto parava em umcruzamento – que havia sido simplesmente um erro estúpido, uma falhado mecânico que se esquecera de colocar o parafuso, nada mais, nadamenos. Ots sabia, e por isso não permitiu uma caça às bruxas.– Me deixe adivinhar – Tatiana disse. – Ele falhou.– Era como entrar num tornado e dizer: mas é só um ventinho.– Um tornado? – Tatiana perguntou intrigada.Alexander continuou.– Centenas de pessoas sumiram da fábrica. – Tatiana abaixou acabeça.– Ots?– Hmm. Com ele sumiram seu competente sucessor, os chefes dodepartamento de contabilidade, as unidades de produção de tanques,departamento de pessoal, oficina de ferramentas, sem falar nos antigostrabalhadores da fábrica Putilov, os que haviam subido e ocupavam agoraaltas posições no governo, como o Secretário do Partido em Novosibirsk,o Secretário do Partido da região de Neva. Oh, e não vamos esquecer doprefeito de Leningrado, ele também sumiu.O semáforo ficou verde e depois vermelho, verde outra vez. Quandoficou vermelho, os dois atravessaram a rua não mais tocando os braços.Tatiana estava bem pensativa. Finalmente ela falou:– O que você está dizendo então é: cuidado com os parafusos?– É o que estou dizendo.– A Zina está certa. Não precisamos desse tipo de pressão. Ela estáexausta. Tudo que ela quer é ir para Minskie ficar com a irmã.Minski era a capital da Bielorrússia.Alexander esfregou os olhos e ajustou o seu quepe.– Diga a ela – ele disse tenso – para esquecer Minsky e que seconcentre nos tanques. Quantos vocês devem fazer por mês?– Cento e oitenta. Mas estamos ficando para trás.– Eles estão pedindo muito de vocês.– Espere, espere. – Tatiana pôs a mão no braço dele e então,surpresa, a retirou. – Por que esquecer Minski?– Minski caiu nas mãos dos alemães há treze dias – Alexander dissenum tom grave.– O quê?– Sim.– Treze dias atrás? Oh, não, não. – Ela balançou a cabeça. – Não,Alexander, não pode ser. Minski está somente há poucos quilômetros aosul de... – Tatiana não podia dizer.– Poucos não, muitos – ele disse como que querendo consolarTatiana. – Centenas de quilômetros.– Não, Alexander – disse Tatiana, sentindo as pernas fraquejarem. –Não tanto. Por que você não me disse?– Tania, é informação confidencial do Exército! Revelo o máximo queposso, e não mais. E fico torcendo para que você ouça no rádio algumacoisa que pareça verdadeira. Se você não ouvir nada, então eu lhe contoum pouco mais. Minski caiu depois de somente seis dias de guerra. Atémesmo o Camarada Stálin ficou surpreso.– Por que ele não nos contou isso em sua fala da semana passada?– Ele chamou vocês de irmãos e irmãs, não foi? Ele queria que vocêsse levantassem com raiva e lutassem. Que benefício traria revelar oquanto os alemães entraram fundo na União Soviética?– Quanto já conseguiram entrar?Quando Alexander não respondeu, ela perguntou numa vozdesesperada, mal conseguindo articular as palavras:– E o nosso Pasha?– Tania! – ele disse em voz alta. – Não entendo o que você quer queeu faça. Tenho vindo aqui e dito a você, desde o primeiro dia, para tirá-lode Tolmachevo!Tatiana virou o rosto e lutou para não chorar. Ela não queria que elepercebesse.– Eles ainda não estão em Luga – disse Alexander mais baixinho. –Eles não chegaram a Tolmachevo. Mas não se preocupe. Só vou lhe dizerque no primeiro dia de guerra nós perdemos 1200 aviões.– Eu não sabia que tínhamos 1200 aviões. 

O Cavaleiro de Bronze Livro IOnde histórias criam vida. Descubra agora