A parte de criar as cenas não diz respeito apenas a criar o diálogos de um texto, diz respeito a toda uma variedade de técnicas para tornar a leitura do texto mais claro, dinâmica e interessante para o leitor, o texto deve ter vários elementos em usas proporções exatas para ser um bom entretenimento para o seu leitor.
A seguir iremos abordar esses elementos.
Tudo isso diz respeito à forma como o escritor escolhe passar informações para o leitor.
Geralmente o seu texto é divido entre Resumos (Sumários veja Adiante), é onde você conta o que aconteceu e Encenação, é onde você mostra o que aconteceu. Para a história não ficar muito monótona é interessante você ir variando entre resumos e interação.
RESUMO DAS CENAS
Nessa parte do seu planejamento você vai escrever o que acontece em cada cena do seu romance, seja usando um software específico para isso, ou usando um resumo de cada cena em um caderno (uma cena por folha), ou usando um planilha do excel como eu faço.
Imagem de criação de cenas usando cartões
Eu ao invés de usar cartões, prefiro escrever todas as cenas numa planilha do excel.
Imagem do Meu sistema de criação de cenas
Com essa planilha eu depois de todas as cenas criadas somente as mover para a ordem que eu desejo contar a história, ou escrever toda a história e depois trocar as cenas de ordem para verificar como ficaria o entendimento do livro.
Temos ainda outras formas de formar a nossa obra, são elas:
Descrição
Descrição é a apresentação de informações detalhadas sobre algum aspecto da história, como um personagem, um cenário, uma sensação, uma percepção.
É uma ferramenta narrativa usada quando o escritor quer dar textura ao texto e chamar atenção do leitor para certos aspectos da história que ele acredita merecerem destaque.
Como a descrição de um personagem, de um lugar ou de alguma coisa do cenário ou do personagem.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas para o seu Primeiro Livro
NonfiksiAqui estão alguns ensinamentos que absorvi durante alguns anos estudando sobre como contar boas histórias. Alguns textos são frutos de minhas anotações sobre vários conhecimentos que encontrei durante minhas pesquisas, outros apenas reproduções (co...