6º PASSO - Cenas

481 33 1
                                    


Contar e não dizer, essa é a essência para se escrever uma boa cena. Com as cenas o escritor MOSTRA o que esta acontecendo em tempo real para o leitor, isso torna a história mais dinâmica, rápida, de tirar o fôlego (se você souber como fazer é claro), ele vai ver tudo que esta acontecendo ali em tempo real e tirar as suas próprias conclusões, o escritor mostra e não diz.

O grande segredo da criação literária é narrar tanto que o escritor muitas vezes é chamado de narrador. O leitor quer ler boas narrativas, boas histórias. Cuide, porém, a diferença entre narrar e contar. É a diferença entre a narrativa e o resumo.

Fazer literatura não é amontoar fatos, resumos de acontecimentos. O escritor deve mostrar ao leitor o que está acontecendo na cena ao invés de dizer, contar.

Se você escreve "a menina estava triste", o leitor não tem participação alguma na construção. Se você cria uma cena, digamos da menina calada, mexendo na ponta dos cabelos e olhando para um porta retrato antigo, você leva o leitor a sentir a tristeza da menina, ajudado pelo contexto.

E é exatamente esse o poder das cenas: a cena mostra, a cena é a narrativa em sua essência. Fuja dos truques fáceis do excesso de diálogo, dos pensamentos, da revelação pura e simples do narrador e do resumo.

Dicas para o seu Primeiro LivroOnde histórias criam vida. Descubra agora