4º PASSO - ESTRUTURAS NARRATIVAS

950 43 2
                                    


Estrutura é a forma como o escritor organiza a narrativa para criar uma experiência de leitura interessante. Não existe a melhor ou a pior estrutura. Tudo depende da intenção do escritor, do que ele deseja expressar com sua história.
Tipos de EstruturaMinimalista

São histórias onde um conflito interno atormenta o protagonista tão intensamente que ele se nega a lidar com mundo real. 

São narrativas mais focadas em mergulhar nas profundezas da mente humana.

Arco Dramático

São histórias que focam em um único protagonista que enfrenta forças externas de antagonismo para alcançar um objetivo específico. 

São narrativas menos interessadas em desenvolver personagens, mais focadas na ação e progressão do enredo.

Antiestrutura

São narrativas de ficção que não contam necessariamente uma história e se caracterizam pela ausência de estrutura e preocupação com coerência, causalidade, linearidade ou temática. 

São textos mais focados no trabalho com a palavra e refinação do texto.

Estrutura Mista

São histórias que buscam combinar duas ou mesmo três das estruturas acima, de forma a criar uma experiência mais envolvente para o leitor. São textos preocupados tanto com o desenvolvimento dos personagens e do enredo quanto com o trabalho com a palavra. 

Muitas das dicas do Ficção em Tópicos têm como objetivo ajudar escritores a criar histórias que combinem o melhor de cada estrutura.

A decisão sobre que estrutura usar em uma história é consciente? Nem sempre. Muitas vezes começamos a escrever e, só depois que terminamos um primeiro rascunho, conseguimos identificar o que estamos tentando expressar com nosso texto. 

A partir disso, podemos avaliar como as convenções de cada uma das estruturas acima podem nos ajudar a fazer isso de uma forma mais envolvente.

Nos próximos tópicos irei aprofundar um pouco sobre as estruturas narrativas mais conhecidas.

Dicas para o seu Primeiro LivroOnde histórias criam vida. Descubra agora