Poucas coisas são mais gratificantes do que a criação de um mundo totalmente novo. E o ver crescendo e se desenvolvendo a medida que você escreve. É isso mesmo, seu mundo, por mais detalhado que você tenha o feito só irá começar a existir e se expandir a medida em que você o descreve nas suas obras. Ora você precisa de uma nova , localidade, aldeia, cidade ou lugar para os personagens visitarem, ora você vai precisar de um novo inimigo. Tudo isso contribui para a criação do seu mundo. E Principalmente para a sua expansão. Quanto mais você o escreve, mais ele cresce. E quanto mais ele cresce e vai ficando rico em detalhes mais verossimilhança ele vai passar aos seus leitores.
Mas não se engane imaginando "Ei você nunca vai criar um mundo fantástico para os seus livros", "Isso é coisa de escritor de fantasia ou ficção científica", não se engane. Até mesmo se você vai ambientar suas historias no mundo real, até mesmo dentro da sua própria casa, do seu próprio quarto. Você estará criando um mundo, porque por mais real que ele seja, no lugar, no objeto mais real sobre o que você esteja escrevendo, ele ainda é um mundo em construção para o seu leitor, ele só será real a medida que você o descrever e o expandir para o seu leitor. Por isso é importante estudarmos um pouco sobre criação de mundo ou wordlbuildng como é o nome do momento.
É importante dizer que este é um trabalho que pode se estender ao infinito e gastar uma quantidade de tempo e energia incrível. Uma das principais habilidades que um criador de mundos deve desenvolver é a economia de trabalho. Esta economia não significa moleza, pelo contrário; significa a necessidade focar nos aspectos mais fundamentais para sua intenção. Como nosso foco aqui é literatura, o que concerne a história a ser contada deve estar priorizado quando do desenvolvimento do mundo. É impossível cobrir tudo. Tolkien levou vinte anos para criar seu mundo, e, mesmo assim, uma grande parte ficou de fora. Eu não diria nem que é bom você se focar no essencial, mas que é indispensável que você o faça, caso tenha esperanças de concluir seu trabalho.
Ficção Científica: Se estamos falando em Ficção Científica, para um planeta comportar humanos sem trajes pressurizados são necessários 3 fatores, Atmosfera respirável, Temperatura suportável e uma Magnetosfera, sem ela as partículas lançadas pelo sol arrancariam a atmosfera do planeta e seriam prejudiciais ao corpo humano.
Como será o seu Mundo?
Como na criação de um personagem devemos nos fazer uma série de perguntas sobre como ele será.
Você quer que o seu mundo seja parecido com a terra? Com as mesmas montanhas, mares, fauna e flora? Um mundo no mesmo padrão da terra será mais fácil de ser absorvido pelos leitores. Mas se você esta escrevendo sobre fantasia, ou ficção científica, isso não é suficiente. Em livros desse gênero o cenário, o seu mundo é quase um personagem a parte e os leitores ficam eufóricos ao descobri-lo página a página. É principalmente sobre esse tipo de mundo que iremos falar hoje.
O mais comum para um mundo de fantasia é ele ser tipo a terra, e ter somente alguns elementos diferentes. Como monstros, Dragões, androides ou tecnologia avançada. Só isso já nos trás uma gama imensa de coisas para "brincarmos", toda a origem dos monstros, dos dragões, dos androides ou da tecnologia, mas muito mais do que isso, como funcionam os poderes desses inimigos? As tecnologias? As minúcias da sua geografia, das suas cidades e da sua cultura. É muita coisa para se transformar em algo incrível.
Então a nossa primeira pergunta é:
Como você pretende explicar a presença desses elementos fantásticos? Eles são consequência de alguma coisa? Magia, tecnologia, evolução natural?
Posição
O que existe em volta desse mundo? Ele flutua no espaço? Esta imerso em alguma coisa, em cima de alguma coisa? A mitologia hindu dizia que a terra ficava sobre o lombo de elefantes que ficavam no lobo de uma tartaruga que viajava pelo espaço. Então aqui pode-se imaginar qualquer coisa que você imaginar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas para o seu Primeiro Livro
Kurgu OlmayanAqui estão alguns ensinamentos que absorvi durante alguns anos estudando sobre como contar boas histórias. Alguns textos são frutos de minhas anotações sobre vários conhecimentos que encontrei durante minhas pesquisas, outros apenas reproduções (co...