6º PASSO - DIÁLOGO

1.6K 60 8
                                    

Diálogo geralmente é uma parte integrante das cenas, esta ligado a ideia de que os fatos estão acontecendo em tempo real para o leitor. E o bom diálogo é uma consequência da criação do personagem, se o seu personagem foi bem desenvolvido, projetado (tem uma personalidade) os diálogos são bons e isso faz toda a diferença para a identificação do leitor com o personagem.

"Um bom diálogo é voltado para as intenções do personagem."

Raymond Carver

O diálogo tem duas funções na sua história.

1ª. Avança a história.

2ª. Revela algo sobre o personagem.

Se não faz uma dessas duas coisas ele não deveria existir. Então este diálogo está no seu livro apenas ocupando tempo, ou enrolando o leitor.

Existem três formas de descrever diálogos nos seus livros.

3 NÍVEIS DO DIÁLOGO

1º. Diálogo de Informação. É um personagem explicando algo da sua realidade. É quando você tem que explicar porque o público não vai entender o funcionamento do mundo, você explica para outra personagem dentro da história, para que desta forma você não precise explicar para o público de outra forma, como por exemplo pelo narrador da história, o que diminui a imersão do espectador dentro da narrativa. Você tem que passar o mais rapidamente de diálogos informativos para diálogos de 2º e 3º Níveis, caso contrário seu texto vai se tornar muito cansativo para o leitor.

2º. Diálogo de Omissão. O leitor entende através de subtexto que existe muito mais do que está sendo dito entre os personagens que estão dialogando. Pode-se fazer de duas formas.

Omissão que o Leitor ainda não conhece. Um diálogo de Omissão em relação a alguma coisa que ainda vai ser mostrada futuramente no seu livro, o expectador ainda não sabe ainda o que vai acontecer e vai ficar "boiando" na conversa dos dois, ele percebe que tá faltando alguma coisa, alguma informação para ele entender e que isso é importante.

Ex: um personagem fala: – Eu sei o quanto você precisa de .... (alguma coisa). Mas não é possível.

– É possível sim, eu sei que é.

Veja que os dois personagens estão falando de algo que você ainda não sabe, mas pelo tom do diálogo você entende que é algo importante. E quando isso é revelado no futuro, o leitor vai lembrar deste diálogo e preencher a lacuna.

Omissão que o Leitor já conhece. Um diálogo de Omissão de algo que o leitor já sabe e ele preenche aquele espaço. Você oculta algo e imediatamente o leitor já percebe, talvez não na sua plenitude. Ele confia na inteligência do leitor de que ele vai conseguir entender as nuances, os detalhes.

Ex: Tem um monstro muito fedorento perto dos personagens, e eles não estão cientes da existência dele.

– De onde está vindo este cheiro?

– Que cheiro?

– Você não está sentindo?

– Ahh é tem algo estranho mesmo – personagem fareja no ar por um instante – É como o cheiro de quando você ferve um pano de prato, ou de quando você cozinha algo estragado.

– Pior que é verdade mesmo.

3º. Diálogo de Opostos, ou Diálogo Não Linear. Um tipo de diálogo muito difícil de conseguir, mas quando você consegue seu texto se torna uma obra de arte. Uma pessoa está falando de uma coisa e outra pessoa está falando de algo ligeiramente diferente.

Dicas para o seu Primeiro LivroOnde histórias criam vida. Descubra agora