4º PASSO - ESTRUTURA - Aristotélica

721 32 0
                                    

ARISTOTÉLICA

Aristóteles foi o pioneiro no estudo da narratologia. Na Arte Poética, Aristóteles dá a receita da tragédia grega e lança os conceitos fundamentais para a narração.

Aristóteles propôs um modelo de fábula que pode ser resumido em duas regras básicas:

Unidade de ação(e tempo, espaço)

Nela é focada o desenvolvimento do personagem ao longo da história onde no começo ele esta em um estado negativo (o vício) e até o final da história ele corrige (a virtude), e a história progride oscilando entre o vício e a virtude em

Prólogo: O personagem esta totalmente perdido no vício, por exemplo se ele é bêbado ele esta completamente perdido na bebida. Se é um rebelde esta no extremo da rebeldia.

Complicação: durante o desenvolvimento da história o personagem, geralmente impulsionado pelo seu co-protagonista começa a se desenvolver. É o momento que o bêbado percebe que esta perdendo a família por causa da bebida, ou quando o rebelde percebe que não consegue resolver todos os problemas com rebeldia.

Clímax: Nessa parte o personagem esta completamente "corrigido" do seu comportamento nocivo, ele esta na virtude. É quando o bêbado é agora um homem que não bebe mais e esta junto da família que iria o abandonar, ou quando o rebelde se torna alguém responsável e segue todas as regras, e muito feliz por isso acontecer.

Desenlace: Nessa parte o personagem tem um recaída no seu vício, no seu comportamento nocivo, geralmente ocasionada pelo seu oponente que o força a voltar ao estado anterior. O bêbado volta a beber porque seu amigo (o oponente) o convida para beber, o rebelde volta a se relacionar com seus amigos dos velhos tempos e volta a ser alguém rebelde.

Epílogo: Nessa parte o personagem se corrige novamente (ou fica pior do que antes). Com o bêbado se arrependendo e parando de vez de beber, ou quando o rebelde para de andar com seus amigos rebeldes, ou os ajuda a se corrigirem também.

Essas duas regras definem a fábula aristotélica. Para as outras questões da tragédia há outras definições.

Dicas para o seu Primeiro LivroOnde histórias criam vida. Descubra agora