Dicas para as Primeiras Páginas Perfeitas

652 33 6
                                    


O capítulo inicial deve ser intrigante, cheio de energia e tensão, agarrando o leitor e mantendo-o viciado no que irá acontecer a seguir, sem revelar demasiado logo à partida. O final deste primeiro capítulo, assim como dos outros, deverá acabar num clímax que convide o leitor a virar a página e a continuar a ler o capítulo seguinte.

Um dos principais erros dos escritores iniciantes é usar verbos fracos e palavras fracas logo na primeira página, isso já é motivo  para um leitor mais interessado em uma boa leitura abandonar o seu livro.

  "O termos fraco e forte são usados na descrição da morfologia do sistema verbal como sinônimos de regular e irregular. O verbo amar é fraco ou regular, porque a forma do seu radical se mantém constante ao longo dos diferentes modos e tempos da conjugação verbal (p. ex., radical cant-: cantas, cantaste, cantarás). O verbo ter é um verbo forte ou irregular, porque a forma do seu radical varia nos diferentes tempos e modos da sua conjugação (p. ex., radicais te-/tiv-: tens, tiveste, terás)."

Um primeiro capítulo excelente garante um leitor atento e interessado. Essa será a plataforma sob a qual podemos construir uma boa história. Mas principalmente o leitor vai querer a resposta para as perguntas abaixo.

Qual é a história que você vai contar e como você vai fazer isso?

Quando o leitor começa a ler o seu livro ele tenta entender o sentido do que esta acontecendo. E tenta entender como você organizou a narrativa. Ele está a procura algo que o ajude a avaliar se o tema e o tom em que a história será contada são do seu interesse. Se ele gostar disso, isso será decisivo para determinar se o leitor vai ou não continuar a leitura.

Seu objetivo como escritor é deixa-lo inquieto, curioso, inspirado, entusiasmado com o que virá pela frente na história (um bom Book Trailer deve ter esse mesmo princípio).

Autoanálise: Inicie seu livro com uma reflexão do personagem sobre suas qualidades e defeitos (funciona muito bem em narrativa em primeira pessoa).

Apresentando o Personagem Principal: Inicie apresentando uma característica interessante do personagem principal. É aconselhável o descrever em ação do que o descrever exaustivamente.

Apresentando o Cenário: Se o seu cenário for diferente essa é a hora de você apresentar todas as suas características mais interessantes. Faça o leitor se perguntar: Que lugar legal é esse?

Faça do Leitor um Confidente: o protagonista revela seus segredos mais obscuros para o leitor.

Apresente Conflito: Apresente conflito entre dois personagens, ou pelo menos uma promessa de conflito. Pode ser desde uma briga de casal, até uma luta alucinante. Dependendo do seu livro você pode até usar uma cena de ação (veja filmes de ação para você ter uma ideia do que estou falando, eles costumam fazer isso regularmente).

Use Uma Pergunta Intrigante: "Porque quando a gente dorme muito acorda com sono?" Fazendo uma pergunta intrigante vai trazer uma expectativa que essa pergunta será respondida ao longo da história. Não é incomum essa pergunta ser respondida somente no final do livro.

Crie Expectativas Depois Surpreenda: Comece estabelecendo algumas ideias na mente do leitor, depois surpreenda essas expectativas dando um rumo diferente para a sua obra (de preferência antes das 50 páginas iniciais). Por exemplo comece com alguém a beira de um prédio a ponto de se suicidar, depois nas páginas seguintes descreva cenas em que o suicida esta ali não para se matar mas para se salvar de algo. Engane o leitor (alguns filmes exageram nisso, e mostram o desfecho do suicídio somente no clímax do filme).

Crie Uma Contagem Regressiva: Deixe claro para o leitor que algo vai acontecer logo e fique o lembrando sobre isso. Por exemplo: A polícia vai chegar em 5 minutos, em um assalto a banco. Faça algumas cenas e apresente novamente o relógio. A policia chegará em 3 minutos... Isso vai fisgar a atenção do leitor criar uma tensão.

Fale da Verdade Universal do Seu livro: "Não existe diferença entre o segundo e o ultimo lugar". Reflita sobre a história que você quer contar e procure uma verdade profunda e quase incontestável sobre um personagem ou tema abordado na narrativa. A transforme na sua frase de abertura.

Provoque o leitor: Desafie as crenças com algo que vá contra o conhecimento comum. "Quanto mais você lê mais ignorante você fica". Os leitores vão ficar curiosos para descobrir da onde você tirou essa afirmação. Não esqueça de mostrar para ela da onde ela veio.

Comece com um Objeto valioso: Apresente um objeto de extrema importância para a história e crie tensão ao seu redor através de um desaparecimento misterioso, um roubo, um acidente que o danifica. O que acontecerá se o objeto for destruído? Qual é a sua real importância? E se o objeto cair nas mãos da pessoa errada? Responda essas perguntas ao longo da história.

Comece com um Mistério: Envolva o leitor com situações misteriosas, sem sentido ou alguma coisa que o leitor não consiga entender no começo da história. Instigue a curiosidade do leitor. Depois com o decorrer da narrativa vá respondendo esse mistério.

Choque o leitor: Apresente uma informação impossível do leitor ignorar. Uma informação que faça o leitor querer saber mais sobre o que aconteceu.

Notícia, Jornal ou Carta: Comece com uma mensagem de alguém, algo imparcial que faça o leitor acreditar. Essa narrativa é algo aparente imparcial e trás credibilidade para a história (os leitores sempre desconfiam que a voz do escritor esta mentindo para eles).

Inicie com a Biografia do Personagem: Esta refere-se aquilo que faz com que o herói seja o que é. É o seu passado, a sua história de vida, que influencia a sua personalidade e as suas ações, seus traumas do passado, a causa dos seus medos. Com isso o leitor vai compreender as ações do personagem.

E o mais importante

Aplique a gramática corretamente: Erros gramaticais e ortográficos, retiram a credibilidade do escritor e da obra, e isso acontecendo logo no começo do livro é um motivo para o leitor desistir da sua obra antes mesmo de começar imaginando que esses erros vão se multiplicar durante todo o texto do livro. A gramática é tão importante como as personagens e o enredo, especialmente quando apresentamos o nosso trabalho a uma editora.

Dicas para o seu Primeiro LivroOnde histórias criam vida. Descubra agora