Como criar Títulos que captam a atenção das pessoas?
Esse é um dos grandes dilemas de todo o escritor, e agora vamos falar de uma técnica chamada gatilho de atenção no marketing, são estímulos que nos ajudam a tomar decisões de forma automática sobre determinado assunto, é como se para evitar o esgotamento de tantas escolhas que são tomadas todos os dias, o cérebro toma essas decisões rápidas. Você nunca se viu fazendo alguma coisa sem ao menos notar que começou a fazer aquilo? Pois isso foi os seu subconsciente tomando a decisão por você.
GATILHOS DE ATENÇÃO
Abaixo vamos colocar alguns gatilhos que podem ser muito poderosos na criação de títulos chamativos.
Mistério / Recompensa
Quando você acerta o que a pessoa está procurando de um jeito novo que ela nunca viu, há uma grande probabilidade da pessoa clicar no seu livro, e já deixa intrigado, o leitor que curtem o gênero e coisas incomuns. Alguns exemplos:
A Sombra do Vento;
Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal;
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa.
Disrupção
É um título que a pessoa se pergunta: "Como assim? " Quando lê o título.
É O fora do padrão. É quando você viola a expectativa de como algo deveria funcionar. Alguns Exemplos.
O pastor que se embriagou na balada;
O mendigo que ficou milionário;
O médico que me assassinou;
(Por favor seja mais criativo do que eu hahaha ).
Reconhecimento
O seu título parece que leu a mente do seu leitor. O leitor se reconhece no título do seu livro, talvez ele esteja passando por aqui ou precisando muito daquilo naquele momento.
Sem exemplos é difícil de explicar, então vamos a alguns:
Me apaixonei pelo filho do meu padrasto (obviamente, se alguém que se apaixonou pelo filho do seu padrasto vai ficar interessada);
Meu chefe insuportável (quem tem um chefe que é insuportável vai ficar inclinado a pelo menos olhar o seu livro);
Se o seu livro não está indo bem, veja esta livro (muitas pessoas que não estão tendo muitas visualizações nos seus livros vão dar uma olhada);
Algumas considerações:
Você deve escolher temas que tenha mais gente passando por aquilo.
Alguma coisa que muita gente quer, uma situação que muita gente passa.
Crença
Quando você mexe com a crença da pessoa, isso tende a chamar bastante a atenção.
Alguns Exemplos:
Porque você não deve se apaixonar;
Vou mostrar porque Marvel é melhor do que DC (numa fanfic é claro);
Agora falaremos um pouco de Marketing para o seu livro:
Essas técnicas podem ser usadas para trazer de volta os leitores para os seus livros, acho que todos já perceberam que nos primeiros capítulos geralmente tem muitas visualizações mas lá nos últimos capítulos tem poucos leitores que continuam acompanhando.
Prova Social
Prova social é uma técnica valiosa, que é destacar a opinião de quem já leu o seu livro, quem sabe colocar prints de comentários no primeiro capitulo do seu livro, ou na descrição (por favor esconda os nomes das pessoas que comentaram), isso pode ajudar um leitor a decidir se vai ou não ler o seu livro, seja criativo na forma de usar.
Lembre-se: as recomendações são grandes impulsionadoras de decisão.
Urgência / Escassez
Urgência e escassez estão ligados ao tempo, você pode colocar que seu livro esta em cum prazo limitado para ser lido ou que você vai retirar o livro do ar quando um determinado número de pessoas o ler. Pode ser eficaz, visto que leva as pessoas a se apressar para ler o seu livro antes do prazo terminar. Já vi escritores fazendo isso aqui no wattpad dando um prazo para até tal dia para as pessoas lerem o seu livro porque ele iria ser retirado da plataforma para ser publicado por uma editora.
As palavras chave que podem ser colocadas na capa do livro para maximizar essa técnica podem ser as abaixo:
"agora";
"imediatamente";
"só até tal dia";
"últimas semanas";
"sua última chance".
Vale ressaltar que, assim como no caso da escassez, esse recurso só deve ser utilizado quando for realmente urgente e com prazo para terminar. Outro ponto crucial para o sucesso: não deixe de explicar o porquê de o prazo ser limitado.
Ao oferecer um motivo (que seja verdadeiro e justificável), a história se torna mais plausível e contribui para que o gatilho seja mais eficiente.
Antecipação
Antecipação mexe com as expectativas que uma pessoa tem em relação ao futuro.
Já assistiu um determinado trailer de filme que mexeu com as suas emoções e gerou ansiedade? Isso é o poder da antecipação.
Uma das formas de fazer isso é soltar informações aos poucos para despertar curiosidade no leitor a respeito do que está por vir, obviamente só funciona com quem te segue nas redes sociais e vai ver essas informações.
É o famoso hype que se gera antes do lançamento de alguma coisa. Mas isso tem nome, se chama seeding (semeando), e prepara o terreno para o que está por vir. E como a gente faz isso? Veremos abaixo algumas ideias.
A realização de vídeos em alguma rede social falando sobre o que esta por vir;
A publicação de artigos mostrando a história do seu mundo ou aprofundando o que não aparece nos livros (vide o pottermore, blog da J.K Rowling);
A criação de um vídeo para falar sobre o lançamento do livro ou capítulo;
O estabelecimento de parcerias com pessoas influentes, para que elas comentem sobre seu livro (acredite as editoras fazem isso muito com os booktubers).;
Ao adotar essas medidas semanas (ou até meses) antes do lançamento oficial do seu livro, você cria uma comunidade de pessoas curiosas e ansiosas pelo que está por vir.
Isso que eu expliquei acima é apenas a ponta do iceberg, há muito mais pela internet, agora é com vocês se aprofundarem no assunto, boas pesquisas.
Obrigado pela atenção pessoal, espero ter ajudado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas para o seu Primeiro Livro
Não FicçãoAqui estão alguns ensinamentos que absorvi durante alguns anos estudando sobre como contar boas histórias. Alguns textos são frutos de minhas anotações sobre vários conhecimentos que encontrei durante minhas pesquisas, outros apenas reproduções (co...