Ame-os como a ti mesmo
A segunda-feira chegou com presa e eu a encarei de cabeça erguida. Eu não era de odiar ir à escola, então eu sempre me esforçava para transmitir toda minha satisfação em sair de casa e encontrar as pessoas. Eu gosto de sorrir para elas e fazê-las entender que tudo é só uma fase.
No primeiro horário de aula a professora Marília assumiu seu lugar e ordenou que fossemos a biblioteca em busca de poemas para aula de literatura. E claro, como adolescentes petulantes, a maioria dos meus colegas reclamaram. Eu também não gostei muito de ter que atravessar a escola toda debaixo de uma chuva fina de primavera, mas mesmo assim fomos.
– Agora que todos já estão com seus poemas, quero que venham até aqui e leia para a turma.
– Mas professora... – uma das alunas intervém.
– Sem questionar, andem logo – ela diz durona. – Líli comece, por favor.
Levanto-me sentindo todos os olhares direcionados a minha pessoa. Seguro minhas mãos juntas na frente do meu corpo magro e esquio, caminho e me posiciono na frente de todos.
– Onde esta o seu poema criatura? – indagou a senhora, eu sorri de lado.
– Não importa o que você compre, ou o que você faça. O que vale mesmo é como você compra, e como você faz. Faça com amor e focará perfeito, e quem não gostar é porque não te ama!
Recitei o poema que cresceu em minha memoria. Uma vez alguém especial de minha avó a presenteou com esse poema, anos depois quando eu estava triste ela o recitou e eu adorei. Então resolvi colá-lo no teto do meu quarto, assim quando eu estivesse deitada pudesse visualiza-lo bem.
Essa ação me fez acreditar que o problema não era comigo, que os meus pais terem morrido não era culpa minha. A partir daí eu comecei a superar, a repensar a forma em que eu tratava as pessoas e até mesmo Deus. Digo que esse poema foi o gatilho para minha vida melhorar.
– Lindo poema, mas quem é o autor?
– Na verdade eu não sei. Esse poema acompanhou minha infância e vem se arrastando ao longo dos anos.
A turma parecia tentar entender sem julgar, mas lógico que teve alguém que deu risadinha.
– Obrigada Líli, vou considerar sua recitação.
Eu sorri e voltei ao meu lugar. Outros alunos foram à frente e recitaram seus poemas, enquanto isso fechei os meus olhos, tudo que eu queria era canalizar tudo que estava sendo dito e o que eles queria dizer. Muitos diziam de amor, dinheiro, glamour e lágrimas.
– Clóe? Está caladinha, venha, é sua vez – diz a professora.
Como foi dito, ela estava tão quieta que me preocupava. Eu estava me segurando para não sair do meu lugar e ir procurar saber o que estava acontecendo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Encontro Com Ele
Spiritual"Tudo está ligado à um propósito único e singular." Você já se encontrou com alguém? Se sim. Como foi a experiência? Imagino que seja incrível quando ficamos junto de pessoas que amamos. Mesmo que depois fique chato, e que a gente queira se esquecer...