Capítulo 3 - Eugénia ameaça Camila

12 0 0
                                    

(ao lado do portão de entrada, o homem velho olha emocionado para Íris)

Íris - O que é que você pensa que está aqui a fazer?! Você enlouqueceu?!

Homem - Filha, eu só vim...

Íris - Cale-se! Cale-se já! Desapareça! Este é o meu local de trabalho!

Homem - Eu só vou embora quando tiver a certeza que voltas...volta para casa, minha querida!

Íris - (risos) Acha mesmo que vou trocar este palacete pela tua gruta urbana no meio de um bairro super problemático?! Saia daqui!

Sónia - Íris, tu não podes falar assim com o teu pai!

Íris - Alguém te perguntou alguma coisa, Sónia! Diz-me!

Sónia - E-eu vou para dentro! Tenho tarefas a cumprir! (vai)

Homem - Eu não volto a repetir, minha filha! Eu vou levar-te para casa ou eu não me chamo Teófilo Queirós!

Íris - (entrefecha os olhos e sussurra) Pare com isso! Pare...de achar que...eu gosto de si e quero viver uma vida familiar saudável ao seu lado! Pare!

Teófilo - Filha...

Íris - Não me arranje problemas e vá para casa tratar da sua horta ou falar com os seus amigos...mas por favor não me faça ser despedida!

Teófilo - Eu só te quero ao meu lado, Íris! És a única pessoa de quem realmente gosto! És a única parte de mim que resta neste mundo...sangue do meu sangue!

Íris - (risos) Agora vai começar a declamar frases feitas que viu passar na televisão?! Poupe-me! Estou cansada! Eu sinto vergonha de olhar para a sua cara!

(Teófilo deixa cair uma lágrima)

Teófilo - Tu não sentes o que dizes, filha!

Íris - Claro, claro! E o pai está a ficar louco! Louco! Saia daqui!

Teófilo - Filha, por favor!

(Íris fecha o portão e vira as costas)

(Teófilo fica estático)

(na sala da mansão, Eugénia prepara-se para sair)

(Madalena entra com roupa desportiva)

Eugénia - (risos) Deixe-me adivinhar, Madalena! Vai à sopa dos pobres? 

Madalena - Não, querida sogra! Vou fazer exercício físico para o jardim! Yoga para meditar enquanto ouço os clássicos de Beethoven! Esplêndidos!

Eugénia - (suspira) Essa vida...essa vida de madame vai ter de acabar!

Madalena - Sónia, querida! 

(Sónia entra)

Madalena - Trás-me um chá e uns aperitivos ao jardim!

Sónia - Claro! (sai)

Madalena - Tenha um excelente dia, Eugénia! (dirige-se para o jardim)

Eugénia - (séria) Xavier! Xavier!

(Xavier, o segurança dos Andrade, entra)

Xavier - Diga, senhora!

Eugénia - O meu filho?

Sol de VienaOnde histórias criam vida. Descubra agora