(no café de Manuel, todos estão em choque)
(Eduarda está parada, emocionada, a olhar para Fábio)
Fábio - P-podemos falar lá fora, Eduarda?
Eduarda - O que é que se passa?
Fábio - O que é que se passa?! Passa-se que fui apanhado aqui...de repente! Acabas de me dizer isto e ainda por cima à frente de todos!
(Eduarda fica séria)
Fábio - Vamos lá fora, por favor!
(Fábio e Eduarda saem)
Valentina - Meu Deus! Algum de vocês previa isto?
(Bernardo fica calado)
(Sandra e Nelson trocam olhares)
(no bar, Vasco e Íris falam)
Íris - (risos) Como?
Vasco - É isso mesmo! Eu estou disposto a ajudá-la a livrar-se dos Andrade se me ajudar nas minhas questões pessoais!
Íris - Que tipo de questões pessoais?
Vasco - Eu e a minha família temos uma relação muitíssimo complicada! O meu pai só valoriza a minha irmã e eu quero fazer de tudo para que ele me passe a dar valor!
Íris - (risos)
Vasco - O que é que teve tanta graça?
Íris - Desculpe lá, Vasco! Você quer que eu o ajude a ultrapassar os seus obstáculos de autoestima e a acabar com os problemas de menino mimado em troca da destruição de uma família poderosa que ambos detestamos, é isso?
Vasco - (sorri) Se quer ver as coisas nessa perspetiva, sim!
Íris - Não há outra perspetiva possível! O Vasco quer mais investimento em si por parte do seu pai, não é? Tem medo que ele lhe retire o título de sucessor na Sociedade de Advogados?
Vasco - (risos) Isso já é um assunto que só me diz respeito a mim! Mas gostei! A Íris tem personalidade e frontalidade suficiente para lidar comigo! Gostei de si! (pausa) E quem sabe se ao aliar-se a mim, o meu pai reconsidere escolher tomar a sua posição e não a dos Andrade, não é verdade?
Íris - (sorri)
Vasco - Por isso...convido-a para ir jantar a minha casa hoje para celebrar a nossa aliança! Aceita?
Íris - (pousa o copo) Eu ainda não aceitei!
Vasco - (sério)
Íris - (sorri e levanta-se) Vou pensar! Se eu não aparecer em sua casa hoje...esqueça! (vai embora)
(Vasco fica pensativo)
(em casa dos Andrade, Eugénia e Madalena falam na sala)
Eugénia - Onde é que vais, Madalena?
Madalena - Oh Eugénia, isso nunca lhe interessou!
Eugénia - Enquanto esta for a minha casa, eu tenho poder sobre si...e sobre tudo!
Madalena - (risos) Pelo amor de Deus, não me faça rir, querida! Já volto não se preocupe! (pega nas coisas e sai)
Eugénia - (sussurra) Isto não pode continuar assim! Não pode!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sol de Viena
General FictionA família Andrade é uma família dona de indústrias em ascenção económica cujos antepassados fugiram da opressão do Estado português nos anos 70 e se instalaram em Viena, na Áustria, por ser um país neutro na questão da Guerra Fria e mais pacífico. N...