10h20
(na sala dos Andrade, Sónia está de pé parada a olhar para Eugénia, Gustavo, Madalena e Fábio, que estão sentados a comer)
(Eugénia levanta-se e vai ao encontro dela)
Eugénia - Pelo amor de Deus, não nos faça perder tempo! Fale de uma vez o que tem a dizer e desapareça da minha casa!
Gustavo - Mãe, deixe a Sónia falar!
(todos os outros levantam-se)
Madalena - Ai, credo! O que é que se passa?! A ex-criada está a tremer por todos os lados!
(Sónia fica em silêncio, nervosa e tremendo de receio)
Fábio - Sónia, sentes-te bem? É melhor ir buscar um copo de água! Ela parece muito nervosa!
Eugénia - Não há copo de água nenhum! (pausa) Se veio aqui para ficar a olhar para o meu mobiliário, pode correr daqui para fora! Veio perder o seu e o meu tempo!
Sónia - E-eu...eu vim contar a verdade! É a verdade que vocês querem, n-não é?
Gustavo - Mas verdade de quê?
Eugénia - Qual verdade?! Fale!
Sónia - A Íris...ela e...eu...nós...(suspira) Ai eu não consigo! Desculpem! Peço imensas desculpas por ter vindo aqui! Desculpem, eu vou já embora! (vai embora rapidamente)
(todos olham-se, confusos)
(no quarto de hospital onde Sandra está, ela come, pensativa)
(alguém bate à porta)
Sandra - Entre!
(Nelson entra lentamente, fechando a porta e aproximando-se de Sandra, com um olhar profundo e triste)
Sandra - (nervosa, encosta-se à cama, com medo) N-Nelson...
Nelson - Tem calma, Sandra! Eu prometo que não te vou fazer nada! Prometo! Só vim aqui falar contigo!
Sandra - (com lágrimas nos olhos) Não há muito a falar, Nelson!
Nelson - Não, pelo contrário, meu amor! (agarrando suavemente as mãos de Sandra e ajoelhando-se ao lado da cama) Eu vim aqui redimir-me de tudo o que já te fiz!
(Sandra fica sem reação)
Nelson - Quero que me perdoes todas as minhas desconfianças, toda a violência psicológica...e física que sofreste por minha causa! Por favor, peço-te que dês uma oportunidade à nossa relação e eu prometo-te que a partir de hoje eu serei um homem diferente para ti! Podes sair à vontade, fazer o que quiseres...mas por favor, fica comigo! Eu não consigo viver sem ti, Sandra!
Sandra - (em choque) Nelson, tu bateste-me com...raiva de mim! Eu errei, mas eu jamais...
Nelson - Shh, por favor, não digas mais nada! Somos todos seres humanos e erramos...uns mais do que outros, mas eu estou aqui! Pronto para colocar tudo o que aconteceu para trás e escrever páginas novas na nossa história! (suspira) Pensa em tudo o que vivemos de bom! És capaz de me dar só uma oportunidade?
(Sandra e Nelson olham-se, profundamente)
12h55
(na casa dos Abreu, Amélia entra na sala com a comida, pousando na mesa)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sol de Viena
General FictionA família Andrade é uma família dona de indústrias em ascenção económica cujos antepassados fugiram da opressão do Estado português nos anos 70 e se instalaram em Viena, na Áustria, por ser um país neutro na questão da Guerra Fria e mais pacífico. N...