Capítulo 30 - Os Abreu descobrem toda a verdade

4 0 0
                                    

(na esplanada de um café, Eduarda, Bernardo e Valentina despedem-se)

Eduarda - Eu vou por ali! Depois falamos! Tchau!

Bernardo - Espera, onde é que vais?

Eduarda - Vou para casa, onde é que eu haveria de ir? 

Bernardo - Mas porque é que não vens por este lado? A tua casa fica bem mais perto por aqui!

Eduarda - Sim, mas eu ainda quero fazer umas coisas! Tchau então! (vai embora)

Valentina - Ai o meu autocarro deve estar a chegar! Tchau, Bernardo! (vai embora)

Bernardo - (olha para Eduarda a ir embora, desconfiado) (fala para si) Porque é que eu não consigo acreditar em ti, Eduarda?

(pega na sua mochila e começa a segui-la)

(em casa dos Andrade, Eugénia, Madalena e Gustavo olham, perplexos, para Fábio e Íris após anunciarem o seu namoro)

Fábio - É verdade! Eu e a Íris reencontrámo-nos há umas semanas e desde então temos vindo a criar algo...especial!

Eugénia - Com essa mulher?! (grita) Depois de tudo o que ela nos fez?!

Madalena - Ai, meu filho, tu estás a cair no abismo! Ela está a enganar-te...não faças isso! Não cedas às manipulações da criada, filho, por favor!

Gustavo - Mas e então...a tal Sandra?

Fábio - A Sandra é passado! Ela escolheu ficar com o namorado dela, o Nelson, e eu tenho a minha namorada agora...a Íris! Aceitem!

Eugénia - (grita) Estou farta! Farta da tua insolência, de todo o teu desrespeito e desprezo pela nossa família e por mim, que é ainda mais grave! Primeiro, quiseste vir para Portugal e conseguiste trazer toda a tua família atrás, através de um ultimato! Depois, essa galdéria deixou o teu avô morrer na nossa mansão em Viena e apoderou-se de tudo o que tínhamos da Áustria e agora...agora, tu escolhes ficar com ela? Onde é que tu tens a cabeça?!

Fábio - Acalme-se, avó! Isto não é nada de outro mundo! A avó não quer a minha felicidade? Eu sei que quer! Eu sei porque a avó aceitou vir para Portugal comigo para eu ter a oportunidade de estudar aqui, não foi por causa do meu ultimato! Não me pode culpar por gostar da Íris! (suspira) Podem todos por favor aceitar que eu namoro com ela de uma vez?

Madalena - Mas ela é a criada que...

Fábio - Pare com esse preconceito com as criadas, mãe! A Íris ajudou-me muito a ultrapassar a fase em que a Sandra acabou comigo...e eu só gostava de poder viver em paz com a Íris! E por isso ela vem viver cá para...

Eugénia - Só por cima do meu cadáver! És louco! Nem pensar! Essa mulher não vem viver cá para casa! Tenho a certeza que ela está a planear alguma coisa contra a nossa família! Ela vai deixar-nos morrer para ficar com tudo o que é nosso...se calhar até nos mata a todos!

(Íris fica séria e nervosa)

Gustavo - Vá, vamos lá a acalmar!

Fábio - Muito bem, se vai continuar a insultar-nos, nós vamos embora daqui! Mas fique sabendo...que eu não volto! 

Madalena - Ai, pelo amor de Deus!

Eugénia - (suspira) Insolente! Tu realmente só funcionas a ultimatos!

Fábio - Parece que é a única forma de vocês aceitarem a minha felicidade! A Íris vem viver para cá ou eu saio daqui e não volto! Como é que vai ser?

Sol de VienaOnde histórias criam vida. Descubra agora