Mais tarde
(em casa de Carlos e Valentina, ele senta-se no sofá e suspira)
(Valentina entra, prendendo o cabelo)
Carlos - Já estás acordada?! Tão cedo? Hoje não tens aulas! É sábado, filha!
Valentina - Eu sei, mas hoje quis-me levantar cedinho! Vou correr, beijo!
Carlos - Volta cedo para o almoço!
Valentina - Está bem! (sai)
(Carlos sorri e levanta-se)
(ele entra no quarto de Valentina e olha para várias coisas)
(ele pega numa foto de Valentina e olha, pensativo)
Carlos - (suspira e sussurra para si) Eu...eu prometo-te que te vou contar tudo! Um dia!
(Carlos sorri)
(na mansão dos Andrade, Camila, Eugénia e Madalena estão sentadas na sala)
(Gustavo acompanha Cristóvão à porta)
Gustavo - Pode começar as investigações, inspetor! Eu quero saber quem me fez isto mais do que tudo!
Cristóvão - Terá de formalizar a sua queixa e só depois posso começar mas farei o meu melhor, Gustavo! Bom dia! (sai)
Gustavo - Bom dia! (fecha a porta)
(Gustavo entra na sala e fica sério)
Gustavo - A culpada está à espera de quê para se acusar?!
(todos se olham)
Eugénia - Bom, veremos quem teria benefícios em roubar-nos dinheiro! A Camila!
Camila - Eu?!
Madalena - Pela primeira vez na vida, tenho de concordar com a Eugénia! Qualquer um de nós quer o bem das fábricas mas ao desviar dinheiro, estamos a prejudicá-las como é óbvio!
Camila - (levanta-se) E então?! Acham que fui eu que roubei aquelas quantias?! Eu sempre vos defendi nas causas das fábricas!
Gustavo - Oh Camila, o que se passa é que...
Eugénia - (levanta-se) Você não percebe que não vai manipular mais ninguém! Acha que nos faz de parvos?! Acabou!
Camila - Gustavo, por favor...
Eugénia - Cale-se! Se eu, o Gustavo ou a Madalena roubássemos alguma coisa das Industrias Andrade, quem sairia prejudicado éramos nós próprios!
Camila - (nervosa) E-eu...eu não...
Gustavo - (em choque) Camila?! Foi você?! Foi você que nos traiu?!
(Camila fica em silêncio)
Madalena - Fale, Camila!
Camila - Fui! Fui eu que desviei aquelas quantias da conta!
Gustavo - O quê?!
Eugénia - Eu sempre soube! Com que direito fez uma coisa dessas?! Eu quero o meu dinheiro de volta!
Camila - (pega na sua carteira) Vocês são um bando de ingratos!
Gustavo - Ingratos?! Mas do que é que está a falar?!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sol de Viena
General FictionA família Andrade é uma família dona de indústrias em ascenção económica cujos antepassados fugiram da opressão do Estado português nos anos 70 e se instalaram em Viena, na Áustria, por ser um país neutro na questão da Guerra Fria e mais pacífico. N...