Capítulo 11 - Telmo e Camila desprezam os Andrade

12 0 0
                                    

(na rua, Lucas troca o pneu de Telmo)

Telmo - Obrigado por teres vindo!

Lucas - Não me agradeça! Estou a fazer o meu trabalho...eu não vim por ser meu pai, eu vim como viria ajudar qualquer pessoa!

Telmo - Não é preciso seres assim!

Lucas - (acaba de colocar o pneu) O pai está a brincar comigo?! O pai está sempre a rebaixar-me e a superiorizar o Vasco e a Olívia à minha frente e agora está aí a achar que vamos voltar a ser uma família normal assim...do nada! Com duas tretas não vai lá!

Telmo - Eu não quero estar sempre em guerra contigo!

Lucas - Mas não é o que parece, pai! Não é mesmo! O pai só quer saber de dinheiro e trabalho...acha que ser pai é só pagar as coisas dos filhos? 

Telmo - (suspira) Estás assim tão revoltado? Tens bom remédio! Sai de minha casa!

Lucas - Logo que tiver independência financeira, eu saio a correr! Se a mãe estivesse viva, nada estaria com está agora na nossa família!

(Telmo arregala os olhos)

Lucas - Adeus! (entra na sua mota e vai embora)

(Telmo fica estático)

(alguém liga a Telmo e ele atende)

Telmo - Mas o que é que foi agora, Camila?...Sim, já vou para aí! (desliga)

(na rua, Sandra caminha para a faculdade)

(Fábio aparece por trás)

Fábio - Olá, bom dia!

Sandra - O-olá, Fábio!

Fábio - Então, pareces triste com alguma coisa? Passa-se algo?

Sandra - (sorri) Nada! Não se passa nada, mas obrigada por te preocupares! És um querido!

Fábio - Sabes que se precisares de alguma coisa eu estarei sempre aqui para te apoiar, está bem?

Sandra - (sorri) Obrigada! Eu acho é que já estamos atrasados! (risos)

Fábio - Pois, se calhar sim! Vamos lá!

(ambos sobem as escadas para a faculdade)

(ao longe, Eduarda vê-os juntos, com um olhar sombrio)

Eduarda - (sussurra) Cabra!

Viena - Áustria

(na mansão, Xavier ajuda Eugénia a levantar-se do sofá)

Íris - Lamento, mas o seu marido, Horácio, teve um AVC grave e morreu!

Eugénia - (suspira) E porque é que ninguém me disse nada?!

Sónia - Íris...

Íris - (pausa) Foi o Horácio! O Horácio fez questão de dizer antes de morrer que não queria que a família soubesse da sua morte! Nunca!

Eugénia - Isso é ridículo! É óbvio que alguma vez nós o iríamos visitar!

Íris - (séria) Pois, mas parece que o deixaram nas mãos das criadas durante tanto tempo que o fizeram pensar que estava sozinho...abandonado!

Eugénia - I-Isso...isso é mentira! (grita) Impostora!

Íris - Cale-se e saia já!

Sol de VienaOnde histórias criam vida. Descubra agora