Mais tarde
(no café, Nelson chega, sorridente)
Nelson - Bom dia!
Manuel - Bom dia! Sim, senhor! Que alegria toda é essa, moço?
Nelson - (pousa o casaco e senta-se) Finalmente as coisas entre mim e a Sandra começam-se a recompor!
Manuel - Como assim?
Nelson - Ontem ela desatou a chorar nos meus braços!
Manuel - (risos) É mesmo mulher! Mas o que é que se passou?
Nelson - (risos) Sei lá! Deve ter caído em si e percebido que aquele Fábio não é para ela e que ela cometeu um erro ao aproximar-se dele! (suspira) O que importa é que a Sandra e eu estamos melhor do que nunca!
Manuel - Ah, vê lá se esse tal Fábio não se mete no vosso meio outra vez!
Nelson - Ele que nem sequer se atreva a pensar em tocar num cabelo da Sandra nunca mais!
Manuel - Pronto, agora vai lavar o chão da cozinha que aquilo está um nojo!
Nelson - (risos) É para já! Nada me tira a alegria hoje!
Manuel - (risos)
(num bar, Íris e Vasco falam enquanto tomam café)
Íris - Quem?
Vasco - É verdade! A irmã mais nova do meu pai voltou de Coimbra após estes anos todos sem dizer uma palavra! Pff! A minha titi voltou!
Íris - Ela quer a fortuna!
Vasco - Eu sei! Tenho consciência disso!
Íris - Bom, e o que é que estás a pensar fazer contra essa interesseira?
Vasco - Por agora não faço ideia! Mas garanto-te que aquela mulher não vai ficar com nada! Com nada! A minha família é tão ignorante que não tem noção dos verdadeiros interesses da minha tia Valéria! (pausa) Enfim! Hoje é a leitura do testamento!
Íris - Já? Ele morreu ontem!
Vasco - Eu sei, mas quando a notícia da morte dele saiu acho que os encarregados do testamento, ou seja, os amiguinhos do escritório do meu pai, prepararam logo tudo!
Íris - Hmm, eficiência portanto!
Vasco - Na minha casa está tudo contra mim agora! Acham que eu não estou a sofrer com a morte do meu pai!
Íris - (risos) Nota-se que estás muito sofrido com isto! Completamente devastado!
Vasco - (suspira) Cada um sofre à sua maneira! E por falar nisso eu preciso que venhas comigo e assistas à leitura do testamento!
Íris - Que descaramento! Ninguém nessa casa vai achar piada a essa ideia, Vasco!
Vasco - (sussurra) Ouve! Eu não posso estar sozinho nesta guerra! Tu tens de estar ao meu lado...isto se ainda quiseres a minha ajuda para enfrentares os Andrade!
Íris - A nossa aliança expirou!
Vasco - C-como assim, Íris?!
Íris - Calma! A verdade é que a nossa aliança concentrava-se no Telmo e em fazer com que a vontade dele em defender-me e não aos Andrade fosse definida! Com a morte dele tudo se desmorona para o meu lado! (pausa) No entanto eu vou ajudar-te porque acho que tens os meios que necessito para destruí-los!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sol de Viena
Aktuelle LiteraturA família Andrade é uma família dona de indústrias em ascenção económica cujos antepassados fugiram da opressão do Estado português nos anos 70 e se instalaram em Viena, na Áustria, por ser um país neutro na questão da Guerra Fria e mais pacífico. N...