Capítulo 2 - Fábio confronta Eugénia

15 0 0
                                    

No dia seguinte

7h21

(na mansão dos Andrade, tudo está calmo e vazio)

(de repente, a campainha toca)

(Sónia vem da cozinha a correr)

(Sónia abre a porta)

Sónia - Doutora Camila?

Camila - Sim, sou eu! Posso entrar?

Sónia - C-claro! Eu não sabia que vinha tão cedo!

Camila - Eu acho que você não precisa de saber de nada!

Sónia - (suspira) Eu vou chamar a Dona Eugénia!

Eugénia - (no topo das escadas) Não se apoquente, criada! Eu já estou aqui!

Sónia - Com licença! (sai)

(Eugénia desce as escadas)

Eugénia - Ainda bem que veio cedo, Camila! O meu filho vem já tratar do assunto de ontem!

Camila - Já sabe que comigo, só pode esperar eficiência e total disponibilidade! (pausa) Mas o assunto não era consigo?

Eugénia - Não! O Gustavo é que é responsável de toda a situação que vivemos!

Camila - Muito bem, eu aguardo!

(Gustavo desce as escadas)

Gustavo - Já está a dizer mal de mim à advogada, mãe! Você é impressionante!

Eugénia - Eu não falo mal de ti, eu só digo as verdades!

Camila - Bom, eu já soube que ontem vocês foram forçados a chamar a polícia por causa do enorme tumulto causado pelos manifestantes!

Gustavo - S-sim...

Eugénia - Acha que foi um simples tumulto? Não, foi um enorme prejuízo para a nossa família! Os criados estão ainda a limpar tudo lá fora! Aqueles insolentes atiraram comida pelo ar no meu jardim! É inaceitável!

Camila - Portanto, testemunhas do sucedido não faltam!

Gustavo - Definitivamente! Mas a culpa disto no fundo...é da má gerência das fábricas! Estas pessoas não têm grandes qualificações e trabalham nas Industrias Andrade há anos...se eles saírem, não vão encontrar grandes empregos por aí!

Eugénia - Mas o que é que interessa isso?! Tu é que geriste mal o negócio de família e agora não há dinheiro para pagar nem aos trabalhadores nem ao banco! O melhor para nós é que as fábricas fechem de imediato!

Gustavo - Isso está fora de questão!

Camila - É melhor estarem conscientes que isto é um caso difícil! 

Eugénia - Eu quero competência, Doutora! Eu pago-lhe fortunas para que você defenda os nossos interesses! Faça o que for preciso!

Camila - Não se preocupe! Eu não perco nenhuma das minhas causas! (pega na carteira) Vou preparar a acusação e depois falamos! Bom dia! (sai)

(Gustavo e Eugénia olham-se sérios)

(Madalena desce as escadas passado um tempo)

Madalena - Bom dia! Que caras são essas?! Alguém morreu?

Eugénia - Não seja parva!

Sol de VienaOnde histórias criam vida. Descubra agora