Capítulo 26 - Eugénia descobre aproximação de Íris

4 0 0
                                    

10h13

(no cemitério, Vasco fala com o coveiro)

Coveiro - Chamo-me Valdemar, e o senhor?

Vasco - O meu nome é lhe irrelevante! O assunto que me traz aqui é bem rápido...está a ver esta mala?

Valdemar - S-sim...suponho que deve estar carregadinha de massa, não? Mas o que é que eu tenho a ver com isso?

Vasco - Bom... (abre a mala e vê-se um monte de notas) 

Valdemar - (olha à sua volta, nervoso) Isso é...

Vasco - Quer isto não quer? (sorri) Então preciso que faça uma coisa por mim! 

Valdemar - Eh pá, esse dinheiro faria-me muito jeito...então o que é que tenho de fazer?

Vasco - Hmm, não sabia que ia ser tão fácil comprá-lo, senhor Valdemar! (risos) 

Valdemar - Quem é que não aceitaria um dinheiro desses, não é verdade?

Vasco - Isso mesmo! (sorri) A função é um bocado complexa, mas vou-lhe pagar bem para isso...pode pedir ajuda de alguém da sua confiança e compartir os lucros se assim entender! Mas tudo no máximo sigilo!

Valdemar - Ok, muito bem! Estou nervoso, nunca estive envolvido com esses esquemas de ricos! (risos, nervoso) Diga lá!

(Vasco fica sério)

(no café, Manuel está sozinho, sem nenhum cliente)

Manuel - (suspira ao ver pessoas que hesitam em entrar no seu café) Ai, o que é que vai ser deste lugar? 

(Manuel, angustiado, pega numa garrafa de whisky e, depois de a abrir, enche um copo e começa a beber)

Manuel - (risos) Melhor cura para estas situações! 

(em casa dos Andrade, na sala, Madalena liga para alguém)

(esse alguém atende)

Madalena - (levanta-se) Carlos! És tu?

// (em casa de Carlos e Valentina, ele atende no seu quarto)

Carlos - Quem fala, desculpe? //

Madalena - É a Madalena Andrade...lembraste de mim? Oh meu Deus, ainda nem me acredito que encontrei o teu número nos papéis da fábrica! Depois de tanto tempo, ainda tens o mesmo número! (suspira) 

// Carlos - (espantado) M-Madalena...o que é que precisas? E-eu nem sei o que dizer! Porque é que me estás a ligar depois destes anos todos? //

Madalena - Nós voltámos! Nós voltámos todos para Portugal! A tua mãe continua uma rabugenta, o teu irmão continua o mesmo tonto e o teu sobrinho está lindo! Ainda bem que eu encontrei o teu número...veio mesmo a calhar! (risos) 

// Carlos - Hmm, Madalena, tu sabes perfeitamente as coisas que aconteceram entre mim e essa gente, não sabes? Não quero trazer essas coisas de volta...principalmente pela minha filha! //

Madalena - Ah, tens uma filha? Olha, não queres vir com ela cá casa jantar hoje! Vai ser um reencontro familiar tão lindo! Vá lá! Eu mando-te as coordenadas da nossa casa! 

// Carlos - N-não...eu prefiro deixar as coisas como estão! Não quero...não estou preparado para esse reencontro! Desculpa! //

Madalena - (suspira) Pensa lá melhor, Carlos! Isto seria tão bom...por favor!

Sol de VienaOnde histórias criam vida. Descubra agora