20h11
(em casa dos Andrade, Eugénia, Fábio, Madalena e Gustavo aguardam na sala pelo jantar, em pleno silêncio)
(entra um criado)
Criado - Senhores, o jantar está pronto a ser servido!
Madalena - Ai, espere! Aguarde mais um pouco! Estamos à espera de um convidado!
Criado - Com certeza! (sai)
Gustavo - Estamos à espera de quem?
Madalena - De um convidado muito especial!
Eugénia - A pontualidade desse convidado já não é tão especial! Mais 5 minutos e vamos comer! Não vou passar fome à custa de terceiros, Madalena!
Madalena - Está bem! Não se preocupem...deve estar a chegar! Suponho!
(alguém toca à campainha e um criado entra para ir abrir)
Madalena - (levanta-se eufórica) Eu vou abrir! Não se apoquente!
(Madalena abre)
Carlos - (entra e olha à sua volta) Boa noite, Madalena!
Madalena - Ah! Que saudades! (dá um abraço a Carlos) Anda à sala!
(Carlos caminha e entra na sala)
Carlos - (perplexo e sem reação) B-boa noite!
(Eugénia e Gustavo levantam-se, em choque)
Gustavo - Carlos?!
Eugénia - (espantada, olha-o) O que é que pensas que estás aqui a fazer?!
(Carlos fica sério)
(em casa dos Abreu, Valéria, Lucas, Íris, Vasco e Amélia jantam)
Valéria - Então, Lucas, como vai o processo para pedir o teste de paternidade?
Lucas - Está a ir bem...quer dizer, estão a tratar disso! As burocracias deste país são monstruosas e a exumação do corpo do meu pai já está em andamento! Devem fazer a exumação esta semana!
Vasco - Estás a insistir tanto nesse teste...queres assim tanto o dinheiro de um homem que nunca consideraste um pai?
Lucas - Ao contrário do que pensas, nem tudo neste mundo gira à volta do dinheiro! Eu sei que queres proteger a tua parte da herança e também a parte na Sociedade...eu conheço essa ganância há muitos anos!
Íris - Oh, por favor! Realmente acha mesmo que o Vasco teria esse tal descaramento de o prejudicar? Não seja patético!
Lucas - Ah acha que não? Então é porque a doutora não conhece bem o seu amigo!
Íris - Desculpe, disse doutora?
Vasco - Tenho a certeza que o pai não ia ser parvo o suficiente para mentir sobre a tua paternidade...isso seria arriscado! Não fiques esperançoso, maninho!
Lucas - (bate na mesa) Tu calas essa boca antes que eu te arranque os dentes à estalada, estás a ouvir?
(Vasco engole em seco)
Íris - Vasco, não te intimides por causa desta pessoa! Ele não merece essa atenção!
Amélia - Desculpe, mas não acha que se está a meter onde não deve?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sol de Viena
General FictionA família Andrade é uma família dona de indústrias em ascenção económica cujos antepassados fugiram da opressão do Estado português nos anos 70 e se instalaram em Viena, na Áustria, por ser um país neutro na questão da Guerra Fria e mais pacífico. N...