Ela não lembra a que horas finalmente foi dormir. Acordou irritada com o despertador tocando. Nem em sonhos ela iria conseguir se manter acordada naquela hora depois da noite mal dormida. Dali mesmo mandou uma mensagem para sua mãe pelo celular avisando que dormiria até mais tarde. Fazendo isso, dormiu profundamente.
-Acorda! Acorda!
Rebeca é despertada novamente com alguém que a chamava.-Mãe, já falei que tenho que dormir até mais tarde! - ela responde ainda com a cabeça coberta.
-Você deve está dormindo mesmo para pensar que sou sua mãe. - a jovem fala enquanto afasta as cortinas da janela deixando a claridade entrar.
Só então Rebeca percebe que é Ellen que está ali.
-O que está fazendo aqui? Por que me acordou tão cedo? Não dormi nada essa noite. -Diz ela se desenrolando.
- Cedo? Já são quase dez horas. Teve insônia de novo?
- Sim.
-Por causa do sonho?
Rebeca não responde.
- Ora, Rebeca, foi só um sonho bobo.
Quando Rebeca contou o sonho para Ellen, ela não deu a mesma importância que ela. Mas o que preocupava Rebeca não era apenas o sonho em si. Mas sim todos os questionamentos que vieram em sua mente a partir do sonho. Coisas que antes não importavam a ela.
-Jugo desigual! - Ellen estava falando- Sabia que o Nicholas é da igreja?
- Nem todos que estão na igreja são salvos. - Ela fala sem pensar.
Ellen olha para a amiga através do espelho.
- Eu sempre soube que você era mais crente do que eu. Mas agora está parecendo o pastor. Eu hein!-É a realidade Ellen! O Nicholas não gosta de Escola Dominical, reuniões de orações, ele acha que só o culto de domingo basta! Até aos estudos ele só ia por mim!
Ellen escovava os cabelos com a escova da amiga.
- Percebeu isso agora?
-Não sei. Mas é como se meus olhos de repente estivessem abrindo desde...
Ellen completou a frase:
- ... aquele sonho! Já sei. Mas a questão é : vai perder o Nicholas e todo o futuro que ele vai te dar só por causa de um sonho?
"Não é apenas um sonho!" -Rebeca pensou. Na verdade tinha todo um futuro traçado desde que aceitara casar com Nicholas. Iriam morar no apartamento de seus pais na capital. Rebeca já tinha ido lá com seus pais e achara tudo incrível. Não iriam precisar comprar mobília nenhuma. Depois que terminara o Ensino Médio ela fizera um curso técnico de secretariado e poderia trabalhar no escritório como secretária se quisesse. Ali onde morava já tinham lhe oferecido um emprego, mas Rebeca não achou que o ganho valesse a pena para o tanto que precisaria trabalhar. Nicholas achava melhor que ela se formasse em alguma profissão.
-Mesmo que não seja Direito! -Ele brincou.
A verdade é que Rebeca amava a área de ensino. Mas sua família não tinha condições de pagar uma faculdade para ela. E o curso que fez foi pago pela sua vó materna, D. Ester, que morava em uma cidade próxima, por dó de ver a neta sem realizar nada. Rebeca ainda não tivera coragem de revelar esse sonho para Nicholas por medo do que iriam achar. Eles tinham uma profissão tão bem sucedida! Iriam seguir carreiras tão diferentes!
- É sua chance de sair deste fim de mundo amiga. - Ellen ainda estava falando- As chances de emprego por aqui não são as melhores. Eu saí do meu emprego porque não aguento ser mandada por ninguém. Minha mãe está reclamando por eu não está fazendo nada. Mas você sabe que eu não gosto de estudar. Vou acabar tendo que trabalhar em qualquer outra coisa. Me matar por uma mixaria. Ah se fosse eu que estivesse arranjado um casamento desses pra sair desse triste lugar.
-Você não foi embora porque não quis. Sua tia ofereceu morada caso você aceitasse fazer faculdade lá.
Ellen: E conviver com as chatas das minhas primas? Sem chance! Você sabe que não conseguiria passar de um semestre. Não gosto de estudar mesmo. Não sei como terminei o Ensino Médio.-À base de recuperação! -As duas respondem juntas e riem.
Agora ela acabava de experimentar um batom da amiga.
- Ai, amiga, levanta daí! Vamos sair um pouco.
Ela puxa Rebeca para fora da cama.
-Ai! Não me puxe tão forte!
- Que tal irmos ao shopping? - Ellen está animada- Já que está tudo preparado para o seu casamento você pode relaxar um pouco.
- Nem tudo! Preciso confirmar ainda um monte de coisas. Que tal assistirmos um filme aqui mesmo? Não estou afim de sair.
- Qual é! Você vai acabar mofando de tanto que fica em casa. Depois vou achar que você faz parte dos móveis!
- Exagerada!
Rebeca toma um banho e se troca enquanto Ellen fica mexendo no celular.
- É ele de novo?
- Esse garoto não sai do meu pé!
- Você deveria dar uma chance para ele.
-Ficou louca? É a pessoa mais sem graça que eu conheço. Não se veste bem, não sabe conversar...
- Ellen! O Bruno é um ótimo rapaz. Não perde um culto sequer, faz parte do evangelismo...
- Você e seus méritos cristãos!
- E o que importa para você?
- Que seja gato é óbvio!
- Tipo o Mathias?
- Não começa Rebeca! - Ela olha torto para a amiga.
-Só não quero que se decepcione de novo. Mas enquanto procurar rapaz fora da igreja você vai se decepcionar.
- Olha quem fala! - Ellen fala sem pensar.
Rebeca olha super magoada para a amiga.
- Desculpa, Rebeca, olha... Foi sem querer... Sério! Me desculpa mesmo! -
Ela se aproxima de Rebeca um pouco constrangida.Como Rebeca não responde ela insiste:
-Eu sei que...
Rebeca interrompe:
-Tá. Vamos esquecer disso. Quer saber? Vamos andar por aí!
- Sorveteria?
-Ai não! Não posso ganhar peso senão não entro no meu vestido!
- Fala sério, você é tão magra que qualquer dia o vento te leva!
As duas começam a descer.
Ellen fala ainda um pouco receosa:
- Rebeca... Eu só queria que você soubesse que não tive a intenção...
Rebeca novamente não a deixa falar:
-Tudo bem, não se preocupe.
Mas não estava tudo bem. Ellen despertara fantasmas que Rebeca pensara que tinham adormecido para sempre. Há quase um ano ninguém havia tocado naquele assunto. E Rebeca pensou que não iria ter tanta importância. Mas agora que Ellen relembrou novamente, sente um turbilhão de lembranças atingir sua mente. Lembranças boas, lembranças ruins, momentos de dor e decepção... Rebeca sente como se o dia tivesse se fechado de repente. Escondendo o sol que brilhava e deixando para ela apenas nuvens escuras.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sonhos de uma jovem cristã (completo)
RandomFaltando apenas um mês para seu casamento, Rebeca começa a sentir seu coração angustiado pelas dúvidas e o medo dessa relação. Como se não bastasse, lembranças do passado, que ela julgava estarem enterradas, voltam a assombrar sua mente. E agora...