Está um pouco frio em Lar Dourado. Rebeca percebe assim que abre a porta para sair e recebe um jato de ar gelado. Resolve subir ao seu quarto em busca de um casaco. Aquela dia seria especial. Esperou ansiosamente a semana inteira por ele: iriam passar o dia todo na casa de seus avós, em comemoração aos setenta anos de seu avô.
Todos já estavam no carro e seu pai buzina impacientemente reclamando da demora. Ela desce as escadas correndo, pega a mochila em cima do sofá e fecha a porta em seguida. Só respira quando entra no carro.
- Não esquece de buscar a Ellen.
Ellen já estava em frente à sua casa esperando. Entra no carro e se senta ao lado de Rebeca. Cumprimenta a amiga alegremente, mas Rebeca percebe algo errado no seu olhar. Como se quisesse dizer alguma coisa e não soubesse como.
Após duas horas de viagem, chegaram finalmente à aconchegante casa de Ester e Alfredo. Mesmo antes de chegar, Rebeca percebeu que o local já estava cheio de gente. A muito custo seus avós conseguiu reunir toda a família. Isso era muito raro! E a família nem era grande! Rebeca tinha apenas duas tias: Marli, que morava na capital e tinha dois filhos; Joana, morava em outro estado e raramente aparecia, pois era missionária e vivia constantemente viajando. Na verdade ela foi adotada e era mais velha que Elisa. Nunca se casara, mas adotara um garotinho que agora estava um lindo rapaz. E apenas um tio: Wagner. E Rebeca adorava-o! Não que ela não gostasse de suas tias, mas era mais apegada ao irmão mais novo de sua mãe. Ele também era casado e tinha uma linda bebê de seis meses. Estava também uma irmã de sua vó, que viera de longe, acompanhada de uma filha, e o casal de pastores da igreja onde frequentavam. À noite haveria o culto de ações de graças.
Há muitos anos seus avós residiam naquela casa. Era um local um pouco afastado da cidade, rodeado por diversas árvores, tendo em frente um enorme lago. Rebeca passou inúmeras férias por ali. E tinha lembranças maravilhosas daquele lugar. Ela e Ellen haviam se divertido muito juntas naquele paraíso. Ela, Ellen e Isaac... Rebeca toma um susto ao ver o par de olhos castanhos fitados nela. Tinha tanta gente a cumprimentando, que por um pouco de tempo Isaac passou despercebido por ela. Ela olhou para Ellen e recebeu um olhar do tipo: " não tenho nada a ver com isso". Então ela entendeu o olhar estranho da amiga quando entrou no carro. Ellen ficou sem jeito de avisá-la que ele ia também.
Rebeca tinha passado a semana fugindo de Isaac. Fez o que pôde para não ter que encará-lo, e agora teria que passar um dia inteiro debaixo do mesmo teto que ele! Queria muito saber de quem sido a ideia de convidá-lo para aquele momento em família. Ela percebeu que seus pais também o olharam com desagrado. Não dava para saber o que o restante de sua família achava disso tudo, pois pareciam indiferentes à presença de Isaac. E ele parecia um peixe fora d'água. Até o momento em que D. Ester se sentou ao lado dele sorrindo com carinho. Então Rebeca descobriu tudo: Sua vó quem o tinha convidado!
....
- Vó, não acredito que a senhora convidou o Isaac para vim aqui hoje!
Rebeca aproveita o momento que sua vó vai até à cozinha se certificar que tu está correndo bem para o almoço daquele grande dia. Da família de Rebeca, seus avós foram os únicos que não mudaram com Isaac. Sempre permaneceram com o mesmo carinho e afeição pelo rapaz. Isso até deixou Rebeca magoada e enciumada no início.
- E qual o problema, minha querida? - ela responde com voz suave- já lhe expliquei que meu carinho por Isaac não diminui o que sinto por você.
-Eu sei, vó. Mas não é justo ele passar o dia inteiro aqui.
- Olha, ele veio há três dias atrás conversar comigo e seu avô. Parecia bastante desmotivado e triste. Pediu alguns conselhos. E como eu e seu avô ficamos com dó, resolvemos convidá-lo para passar o dia conosco.
- O Isaac veio até aqui só para conversar com vocês???
Rebeca sabia o quanto Isaac gostava de seus avós, mas o fato de ele ter ido até lá para pedir conselhos foi um ato admirável. Mesmo não querendo dar mostra de interesse, a curiosidade foi mais forte.
- E... sobre o que ele conversou?
D. Ester riu da curiosidade da neta.
-Qual é Vó! Só perguntei por perguntar!
Ela explicou procurando se mostrar o mais natural possível, porém era evidente o quanto ela queria saber da conversa que tiveram.
Sua vó deu mais uma risada antes de começar a falar:
- Ele veio perguntar o que poderia fazer para lhe conquistar novamente. Como poderia ter ao menos uma conversa contigo já que você não se aproxima dele nem com uma vara de dois metros!
Um calor sobe no rosto de Rebeca. Ela fica desconfortável, e a muito custo consegue consegue colocar os pensamentos em ordem.
- Não acredito que ele tenha falado isso! O que ele quer comigo? Não basta o quanto me enganou?
- Rebeca, a história não foi assim e você sabe disso!
Rebeca fica surpresa ao ouvir aquilo. Já desconfiava que Isaac tivesse contado toda a história, na "versão dele" para seus avós, mas ouvir aquilo diretamente lhe deixa envergonhada. Lembra o quanto foi imatura ao fazer uma tempestade em um copo d'água por causa de uma mensagem de Sibele. Naquela manhã, ao olhar o celular do quase noivo e ler aquelas palavras mandadas por ela, o ciúme lhe cegou de tal forma que ela nem deixou ao menos ele se explicar. E ele teve que ouvir por diversas vezes, ela falando que ele a traiu, que teve um encontro às escondidas, que ainda tinha uma queda por Sibele. E totalmente sem senso, foi essa história que ela contou para seus pais, família e amigos próximos. Sem nem ao menos dar uma chance de Isaac se explicar. Só duas semanas mais tarde, quando ela finalmente pára para ouvir, ele conta tudo como aconteceu. Mas já era muito tarde para voltar atrás, e seria humilhante confessar para todos que que toda a história que contara tinha sido fruto de um "ataque de ciúmes " e infantilidade. Sem falar que Isaac estava se mudando para a capital. E estava extremamente magoado com ela.
Sem falar que, inexplicavelmente, Rebeca ainda sentia dentro de si, a mesma dor que sentiu quando pensou que ele a havia traído.
😘
Pois é, pessoal, mais um capítulo concluído! Deixem seu votinho!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sonhos de uma jovem cristã (completo)
DiversosFaltando apenas um mês para seu casamento, Rebeca começa a sentir seu coração angustiado pelas dúvidas e o medo dessa relação. Como se não bastasse, lembranças do passado, que ela julgava estarem enterradas, voltam a assombrar sua mente. E agora...