Capítulo 10

76 13 8
                                    

Nicholas não consegue acreditar o que está vivendo: abandonado à beira do altar. Sua vida não podia está de forma pior. Era a segunda vez que era rejeitado e já estava odiando aquela palavra. E logo pelas garotas que mais mexeram com ele. Pelo menos Lorena foi sincera, não lhe deu nenhuma esperança. Mas Rebeca não. Rebeca lhe iludiu. Diversas vezes disse que o amava, que queria ficar com ele para sempre. Será que ela chegou a pensar na seriedade daquelas palavras? Ele construiu um sonho com ela, planejou um futuro juntos. E agora ela destruiu tudo. Naquele momento tudo o que ele sentia era raiva dela. Nunca chegou a pensar que ela fosse capaz de dilacerar seu coração como ela fez. E a justificativa foi a pior possível. Tudo baboseira. Algo como "não temos o mesmo propósito" não era motivo suficiente para desistir de um casamento.

De repente ele lembrou que certa vez Lorena disse algo parecido. Na última vez que em vão ele tentou convencê-la a aceitar namorar com ele, ela respondeu: Estou esperando em Deus. Ele não entendeu e ela não se prontificou em explicar. Na hora ele achou uma bobagem. Pra quê esperar se tenho a chance de ter agora? E o que significa esperar em Deus? Ficar sentado até que a "enviada" venha até a mim? Na época ele chegou a pesquisar sobre isso, mas mesmo assim não deu muito crédito. Mas agora, com o coração partido, ele chegou a pensar que Lorena talvez tinha razão. Se tivesse esperado mais, até orado mais, as coisas teriam sido um pouco diferente. Mas esperar não era o forte dele. Gostava de ver as coisas acontecerem. E esse negócio de propósito que Rebeca falou? O que significava? Resolveu pesquisar também. Encontrou o seguinte texto:

Entendamos a palavra "propósito" aqui, como objetivo em comum a ser alcançado. Portanto, é simples notar que muitas pessoas se amam, mas não conseguem permanecer juntas. Elas apenas se amam. Contudo, o casamento exige uma coisa chamada propósito, é imperativo ter algum objetivo para se estar naquele relacionamento e, em especial, para permanecer.

(... )

O casamento é uma proposta de viver junto com alguém diferente de você, de passar a maior parte do seu tempo dividindo sua vida com alguém que vem de outros costumes, que possui outros hábitos e valoriza outras coisas. Eu sei que você quer alguém que se enquadre no seu plano, no seu estereótipo de cônjuge ideal, mas esse é o caminho mais fácil para permanecer sozinho. A verdade é que não existe tal pessoa. Existem pessoas que se aproximam do que buscamos e que são cheias de defeitos, como nós. Eu sempre disse: "escolha alguém que tenha defeitos que você possa suportar.".

O casamento exige ajustes de personalidade, correção de uns defeitos e aceitação de outros. Muitas vezes o problema de um casal não é a toalha jogada no chão. Certamente, não foi o controle da TV que ocasionou o divórcio. Por trás de todas essas questões se escondem sentimentos estranhos: egoísmo, revanchismo, vingança, competição, ciúmes, avareza etc.

Entrar num casamento sem conhecer o outro não é problema, porque no casamento pouca coisa fica encoberta; porém, entrar sem conhecer a si próprio é um grande problema. De repente, você vê surgir em você algo que você nunca achou que fosse e esse é um choque.

Mesmo havendo amor, a luta pela adaptação faz muitos casais se separarem; assim como, une outros. A diferença deles está no propósito, no querer permanecer junto por ter algo além do sentimento que os sustenta, por ter um plano de vida, um objetivo em comum a ser alcançado. Casal sem objetivo é casal vazio. A união pode durar alguns anos, mas o futuro é a separação. Se você escolhe alguém para caminhar ao seu lado, mas não há propósito em estar com esse alguém, o que vai te fazer permanecer quando os problemas forem surgindo?

Antes de casar, toda pessoa deveria se fazer a seguinte pergunta: o que eu pretendo com este relacionamento? A resposta vai definir o futuro dessa união. E, aos já casados, deixo a reflexão: qual é o seu propósito?

Nicholas ficou boquiaberto. Nunca tinha pensado em tudo aquilo quando decidiu se casar. Nunca pensou nas diferenças entre eles, os hábitos, os valores... E tudo aquilo levariam para dentro do casamento. Nunca haviam conversado sobre isso. Sobre o que esperavam um do outro, o futuro que teriam juntos, os objetivos que queriam alcançar. A única coisa que ele falava era como pretendia ser um bom advogado como seu pai. Mas nunca parou para ouvir o que ela queria, quais eram seus sonhos. Nicholas percebeu o quanto tinha sido egoísta. Rebeca tinha razão: eles não tinham um propósito.

Agora tudo fazia sentido. Fez sentido quando ele lembrou que ela falou que não agradava a ela o tipo de vida que teria com ele. Rebeca não era acostumada com o ritmo da capital. Principalmente porque não tinha nenhuma igreja perto de onde iriam morar. E ela não se arriscaria a sair sozinha à noite para tão longe. Isso seria torturante para ela que amava está na igreja todos os dias. Nicholas sabia que ela iria ficar insatisfeita. Ele não. Ele estava acostumado a ir apenas aos domingos. Era até chamado de "crente domingueiro" por muitos irmãos. Mas ele trabalhava muito e estudava. Trabalharia mais ainda quando casasse, pois teria um esposa para sustentar.

Mas Rebeca desde a infância estava habituada a participar de tudo. Seus pais eram ativos também. Haroldo era diácono, Elisa professora de EBD. Rebeca inclusive lecionava para pré-adolescentes. Fazia parte do Coral, do grupo de Jovens, era recepcionista. Não. Ela não suportaria a vida que teria se casasse com ele. Longe dos pais, dos amigos de infância, longe de tudo que a tinha acompanhado até ali. Passaria o dia sozinha, enquanto ela chegaria bem tarde, cansado e talvez trazendo mais trabalho para casa. Dormiria tarde. Ele sabia que seria assim pois seu pai tinha sido assim. Mas sua mãe também era advogada e tinha a mesma rotina. Por isso não havia atrito entre seus pais em relação a isso. Mas da mesma forma que ele era parecido com seu pai, Rebeca não tinha nada a ver com sua mãe. Ela não iria entendê-lo. Ela tinha razão. Eles não dariam certo.

(...)

Fonte do texto: https://www.asomadetodosafetos.com/2017/08/o-casamento-se-sustenta-em-proposito-nao-em-amor.html

                            😘

Olá pessoal!!! Mais um capítulo!

Deixem a opinião de vocês e não se esqueçam de apertar nossa estrelinha (☆)!

Sonhos de uma jovem cristã (completo)Onde histórias criam vida. Descubra agora