Isaac novamente sente o desânimo lhe abater. Ele esperava que pelo menos naquele dia Rebeca fosse mais ser flexível. Aquele lugar era especial para os dois. Tinham momentos incríveis, que experimentaram, para contar. Durante a feliz infância que tiveram, era ali onde passavam quase todas as férias. Isaac relembra com saudades das brincadeiras, das frutas que comiam no pequeno pomar, nos banhos que tomavam no lago, sob o vigilante olhar de dona Ester, as gostusoras que ela preparava... D. Ester sempre o tratou da mesma forma que tratava Rebeca, por isso ele sempre a teve como avó e lhe chamava assim. Ela e Alfredo eram muitos queridos por ele.
Foi ali, também , o local onde pela primeira vez que ele se declarou para ela. E embora Rebeca não o tenha levado tanto a sério, ele guardou na memória, aquele dia, com carinho. Era só uma questão de tempo para ela entender. E ele sabia disso.
Rebeca era a pessoa mais especial que ele já conhecera. A mais legal, a mais inteligente, a mais doce, a mais bondosa... Tanto que ele demorou a entender o porquê de ela ter agido daquela forma quando viu a mensagem de Sibele. Como pode desconfiar dele com tanta facilidade? Se conheciam a vida toda! Ele não era digno de sua confiança?
Até hoje não entendia a dureza de seu coração, a resistência em perdoá-lo. Pelo menos lhe dirigir uma palavra, ou mesmo um olhar amigável.
Ele simplesmente não entendia o comportamento de Rebeca, a repulsa que ela sentia por ele. Ela não teria acreditado nele? Aparentemente, quando ele se explicou, parecia que sim. Mas aí foi sua vez de se afastar. Nas duas semanas que se seguiram à briga que tiveram, no calor da emoção, Isaac se demitiu do trabalho e resolveu morar com sua avó na Capital. Ele presumiu que estava tudo acabado entre ele e Rebeca, e sinceramente não conseguiria mais viver naquele lugar, sendo atacado com olhares acusadores o tempo todo. Quase todo mundo acreditou em Rebeca. E ele sentiu muita raiva dela por causa disso. E mesmo depois, antes de ir embora, quando ele se explicou para ela, ela não pareceu dar nenhuma mostra de arrependimento. E ele ficou com mais raiva ainda por causa disso. Ela nem se preocupou em limpar a "barra" dele. E neste momento ele viu o quanto Rebeca era egoísta e orgulhosa. Por que nem ao menos lhe pediu perdão. Então ele resolveu tirá-la de sua vida. Lhe bloqueou em todas as redes sociais, apagou seu número, e disse pra si mesmo que a tinha esquecido.
Mas depois, quando soube casualmente que ela estava namorando, Isaac sentiu a mais profunda dor de sua vida. Era inútil continuar repetindo que ela não significava mais nada para si. Na verdade, ele nunca deixou de amar Rebeca. Apenas ficou magoado demais para procurá-la novamente. E quando soube que ela iria se casar, ele pensou desesperado, que a tinha perdido para sempre.
E quando tudo parecia perdido, novamente Rebeca aparece livre para ele. Para serem felizes juntos novamente. Ele acreditava nisso. Acreditava neles dois. Que haviam sido feito um para o outro. Que a história dos dois era linda demais para ser jogado fora. Mas Rebeca não parecia acreditar mais. Se acreditasse estaria com ele na varanda, e não conversando com Wagner na sala, toda animada, como está fazendo agora.
....
Rebeca percebe que Isaac a todo instante dirige o olhar para ela e Wagner. Parece enciumado. E ela sabe o porquê: Wagner já a pediu em namoro uma vez. E ela rejeitou, claro. Wagner gosta de se vangloriar, chega a falar de si mesmo na terceira pessoa. Mas na falta de alguém melhor Rebeca está conversando com ele. E aguentando o ouvir falar pela décima vez em como teve uma das melhores notas em um vestibular que fez.
Rebeca chega a gostar de ser alvo do ciúme de Isaac. E fica um pouco surpresa também ao se dar conta disso. Se lembra de quando gostava de provocar ciúme nele antes de serem namorados. E como fazia aquilo inconscientemente. Mas agora está ali repetindo os mesmos atos do passado. E pergunta para si mesma se não está voltando a ter sentimentos por ele novamente. Não! Era impossível! Nunca poderiam voltar ao que eram antes. Não depois de tantas decepções e desencontros que tiveram. Ela havia estragado o que um dia foi belo e perfeito. E que, segundo ela, jamais poderia ser resgatado novamente. Tudo por sua culpa.
Então Rebeca descobriu, que toda dor que sentia ao encarar Isaac, não tinha nada a ver com Sibele ou pensar que havia sido traída, mas sim, pelo fato de não ter se desculpado, não ter tentado consertar a bagunça que ela mesma causou. E ter ela mesma, deixado o amor de sua vida escapar.
Wagner fica sem reação quando Rebeca se levanta bruscamente e sai correndo da sala.
....
Dona Ester, sempre atenta a tudo, percebe quando Rebeca passa rapidamente e se dirige até os fundos da casa. Ela a alcança:
- Rebeca, está tudo bem?
- Não, vó, não está. Por que a senhora teve que chamar o Isaac?
- Não já falamos sobre isso?
- Eu estou confusa, vó. Ele está me deixando confusa.
A velha senhora deixa escapar um sorriso. Se dirige até a neta com carinho:
- Seja sincera com sua avó : Você ainda gosta dele, não gosta?
Rebeca começa a andar em círculos, nervosa:
- Eu não sei. E que diferença isso faria?
- Toda diferença, Rebeca. Já falei que ele nos confessou que ainda ama você.
Rebeca passa alguns segundos calada.
- Não daria mais certo. Eu estraguei tudo. Eu magoei o Isaac, o decepcionei.
- Ele já lhe perdoou.
-Mesmo assim, vó. Nunca voltará a ser como antes...
- Talvez seja ainda melhor!
- Vó, a senhora não entendeu! Estou falando que coloquei tudo a perder, com a minha imaturidade, o meu orgulho, e...
- Rebeca, sabia que eu e seu avô já terminamos uma vez?
- O quê???
- Isso mesmo. Fazia três semanas que estávamos noivos. Um primo meu veio nos visitar. Desde crianças que nos conhecíamos, ele, inclusive, morou um tempo com a gente, brincamos muito na infância e fazia vários anos que eu não o via. Então fiquei muito feliz naquele dia. E quando ele chegou, eu lhe dei um grande abraço. Seu avô se aborreceu com aquilo. Disse que eu o tinha desrespeitado na frente da família. Nossa! Ficou tão bravo que jogou a aliança fora. Passou vários dias sem falar comigo. Até que depois nos acertamos. E estamos aqui!
- Como eu nunca fiquei sabendo disso?
- Porque não nos orgulhamos do que aconteceu. Mas senti que você deveria saber. Agora, com licença, devem está estranhando meu sumiço.
Ester beija a cabeça da neta:
- Pense com carinho. O Isaac é um rapaz muito bom. E mais: é um verdadeiro cristão.
Ela sai e Rebeca fica perdida em seus pensamentos.
😘
Olá pessoal! Muitas emoções no capítulo de hoje! Deixe seu votinho se gostou!!!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sonhos de uma jovem cristã (completo)
RandomFaltando apenas um mês para seu casamento, Rebeca começa a sentir seu coração angustiado pelas dúvidas e o medo dessa relação. Como se não bastasse, lembranças do passado, que ela julgava estarem enterradas, voltam a assombrar sua mente. E agora...