O passado se foi
Passou como o crepúsculo à aurora
Não é assim?
Todo mundo tem suas dívidas na vida para pagar
Eu sei que ninguém sabe
De onde vem e para onde vai
Eu sei que é o pecado de todo mundo
É preciso perder para saber vencer
Aerosmith – Dream On
Capítulo 1
Antes de tudo...
A cortina balança com a fresca brisa que entra pela janela, enquanto o som da televisão preenche o espaço acolhedor da cozinha. Com a estreita gravata azul combinando com o perfeito terno sob medida, o jornalista noticia a descoberta para o que vem a ser a cura e a provável erradicação do vírus HIV, e o que isso significará para uma grande parcela da população mundial contaminada, e os que ainda contrairão o vírus.
De costas para a televisão no alto, a mãe prepara o café da manhã enquanto o pai murmura comentários sobre a matéria. O cheiro adocicado inunda a cozinha e ela coloca o líquido fumegante em duas xícaras, levando-o a seguir até a mesa e depois sentando-se ao lado do marido.
— Não sei até onde podemos confiar nessas descobertas — Marcos comenta após tomar um gole do café.
— Fico feliz que estejam tentando. Essa doença terrível tem levado de forma miserável muitas vidas. Crianças, inclusive.
— Estão brincando de ser Deus, isso sim! — Marcos passa o dedo moreno pela borda fina da xícara de porcelana, os olhos castanho-escuros postos nas imagens de cadeias celulares explicativas na televisão. — Usando as pessoas como cobaias para seus experimentos! Sabemos muito bem o que acontece nesses laboratórios, Patrícia! Isso é um plano para dizimar parte da população. Sabe quantas pessoas há sobre a face da Terra consumindo alimentos? O planeta não aguenta mais, os recursos estão minguando!
— O que isso tem a ver com a cura da AIDS? — a esposa pergunta, depois de bebericar o café.
— Ora, Patrícia! Às vezes você é de uma ingenuidade. Francamente...
Na televisão, o repórter fala sobre a crescente epidemia entre a população, inclusive entre os idosos que, com o avanço da medicina, têm uma vida sexual mais ativa e longa, em consequência, não habituados à prevenção, acabam por se contaminarem.
— Está vendo? Tudo faz parte de uma estratégia do governo.
Levantando com as xícaras, a esposa dá de ombros. Não quer dar asas à imaginação fértil do marido sobre conspirações e ideias de testes bizarros em laboratórios. Depositando a louça na pia, abre a torneira e deixa a água correr, enquanto o marido continua com suas afirmações sobre segredos do governo e erradicação da população.
Entrando ruidosamente na cozinha, com as mochilas nos ombros, os filhos, Nicolas e Brunno, mal se sentam para comer, atrasados como toda a manhã. A mãe está estressada como todo dia, porque os filhos não se alimentam corretamente.
Com treze anos, Nicolas é alto para a idade e se joga de qualquer maneira na cadeira, já Brunno, de dezessete, apenas a empurra para o lado, mantendo-se de pé. O pão que o jovem mordisca vai deixando um rastro pelo chão quando ele sai sob o olhar colérico da mãe.
(***)
Na sala de aula, pegando a onda da descoberta veiculada nos noticiários, a professora de biologia aproveita para abordar sobre o estudo do vírus sintético desenvolvido em laboratório. Vírus esse, que se mostrou capaz de combater 99% das cepas de HIV conhecidas, abrindo caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos ou de vacinas para impedir a infecção.
— O Ministério da Saúde estima que 882 mil brasileiros tenham HIV — afirma a jovem professora em frente à classe de ensino médio. — Alguém aqui sabe a diferença entre AIDS e HIV? — Ninguém sabe responder, ainda é uma aula nova. — HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana, que, uma vez presente na corrente sanguínea, ataca as células responsáveis pela defesa do nosso corpo. Já a AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, um quadro clínico provocado pela destruição em massa dos linfócitos que protegem o organismo das doenças. O que algumas pessoas não sabem é que, normalmente, a AIDS só aparece depois de alguns anos, quando o sistema imunológico já está comprometido pela ação do HIV. O indicador de infectados vem crescendo no país, pois o número de brasileiros contaminados pelo vírus da AIDS saltou na faixa etária de 15 a 19 anos — a professora completa, alertando os jovens alunos.
— É porque os jovens não estão mais se protegendo — Brunno observa. — O medo da morte, as imagens cadavéricas de pessoas que definhavam, ficaram para trás.
— Sim, mas isso é real, os dados são reais. A doença tem se alastrado de forma silenciosa entre os jovens que acham que a doença não está circulando, até mesmo por falta de informação, pelo velho preconceito de que ter relação sexual com preservativo é o mesmo que chupar bala com papel — a professora retoma a palavra, apontando para o quadro. — E o que os cientistas estão tentando fazer, criar novos anticorpos para atacar o vírus, é um avanço exponencial. Se isso der certo, pode significar a cura da AIDS. A cura do vírus HIV.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Linha Vermelha
Science FictionUma descoberta da cura do virus HIV tinha tudo para dar certo. Erradicar a AIDS e salvar milhões de vidas era tudo que a população mundial queria e necessitava, mas o quê era para ser uma descoberta incrível foi apenas o começo de um novo e mais mo...