1• Cinco passos

2.9K 81 13
                                    

Estela

  A dois anos e meio eu descobri que tenho uma espécie de doença chamada fibrose cistica, e essa doença me atacou quase que completamente os pulmões.

  Se eu estou bem? Ah, claro, eu estou lidando bem com isso.
O mais difícil da fibrose é que ela tem vários estágios e varias classificações.
A minha fibrose por exemplo é uma fibrose pulmonar. Eu não posso ficar muito tempo com as pessoas, respirando o mesmo ar que elas ou podem se contaminar.
  Eu não posso beijar uma pessoa, nem na bochecha e nem na boca por que se não a pessoa contrai a fibrose.
  Posso tocar as pessoas embora não muito.

O bom é que no hospital em que eu estou, existem mais pessoas com fibrose o que facilita a minha convivência com o mundo lá fora.
   Mas até isso é restrito por que:
As fibroses mais fortes podem intensificar a minha então... solidão.

-Oi Estela!

-Oi Pool.

Pool é o meu único e melhor amigo nesse hospital, embora o máximo que podemos e um rápido toque de mãos.
  A fibrose do Pool é altamente tóxica e pode acabar com os meus pulmões em um piscar de olhos, por isso sempre que estamos juntos tem alguém pra vigiar se a gente não está passando dos limites.

-Vamos sair Estelinha. Anda, você anda tão triste...

-Eu não estou triste, não vem com essa deu estar depressiva! - Pool ri e eu começo a rir junto.

-Vai, como estar a sua lista?

-Falta pular de para-quedas, fazer um acampamento, aprender ginástica artística, conhecer Amsterdã, estrear um musical...

Pool me interrompe com uma rizada aguda e muito fofa.
  E a minha única vontade agora e poder abraçar...
Pool me puxa pela mão, mantendo certa distância até o laboratório.
  Bebês nas incubadoras e as infermeiras circulando.

Desce uma lagrima teimosa pelo meu rosto, eu nunca poderia ser mãe... a não ser que alguém muito especial morra e me doe pulmões, o que é quase impossível, como achar um pulmão compatível com o meu? Como uma pessoa totalmente boa, um anjo, vai me salvar se pra isso tem que morrer?

Tudo bem, eu fecho os olhos e em seguida me sento no sofá, Pool do lado, ligamos o tablet e plugamos em The Tundermans.

-Eu amo você Estela...

-Eu também te amo Pool.

E depois de horas conversando sobre coisas aleatórias e sobre o relacionamento gay do Pool (que eu apoiava total) eu vou pro quarto pra organizar os meus remédios e talvez postar mais um vídeo no meu canal do YouTube.
  Eu tenho uma mania de arrumação, eh eu tenho toque, e quando tudo não esta no lugar, a minha chance de cura diminui.
  Arrumo em cores e depois pego a minha câmera...

-Então gente, olha eu tô de cabeça pra baixooo - Eu tava gravando quase que virando um mortal - A fibrose não muda quem você é, ela muda quem você quer ser... hoje vamos falar sobre uma espécie de fibrose rara e muito ruim.

Faço uma pausa e recomeço a minha representação de Fibrose estágio 7.

-Bom... a minha fibrose é Estágio 2. Uma fibrose que afeta o pulmão e a respiração como eu ja disse em outros vídeos. Ja a fibrose 7 que é a mais grave ela... Você não pode respirar perto de alguém sem a máscara por muito tempo, você não pode tocar, você não pode beijar alguém, não pode se apaixonar por que não vai poder ficar com a pessoa.
  E o pior, tem que manter uma distância de cinco passos de quase que qualquer pessoa.

Pauso novamente... vamos lá.

-Se eu conhecesse alguém com essa fibrose ela poderia ficar perto de mim, porém sem me tocar muito, quase que como o Pool só que mais restrito ainda. E a cinco passos de mim... se não eu me contamino e posso morrer.

Cinco passos...

-Agora pra quem não entendeu direito o que é a fibrose, eu vou fazer um resumao. Tem fibrose de sete estágios. A fibrose é uma bactéria super nociva que nasce com a gente ou contraímos com o tempo. Essa doença praticamente acaba com nossa vida social. Nos não pra temos imunidade a certas coisas que pessoas normais, quem ainda não entendeu é só olhar em algum site. Eu tenho fibrose 2 pra 3, o Pool 5 e mais outros no hospital numa faixa de 2 a 5.

Estela:

Estela:

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
A CINCO PASSOS DE....Onde histórias criam vida. Descubra agora