POV Shivani
Sofya sorri para mim.
Ela está usando uma camiseta azul-escura com DUKE escrito no peito. Todo mundo da equipe de corrida sabe que ela foi aceita por essa universidade com bolsa plena de atletismo. Como sempre, ela parece relaxada.
— Como estão as coisas? — pergunta ela.
Minhas mãos começam a tremer. Hina acha que coloco Sofya em um pedestal, mas ela faz por merecer.
— Ótimas. — Passo os livros de um lado do quadril para o outro. — Então... qual é sua próxima aula?
— Fotografia — responde ela.
— Parece divertido. — Brinco com o S do meu colar. — Eu tenho história mundial.
Um breve silêncio se instala. Eu lembro a mim mesma que, um dia, vou ter uma carreira de respeito e um marido que salva vidas. Apesar de a presença de Sofya transformar meu cérebro em purê, tento canalizar a autoconfiança que vou ter no futuro.
— Você vai ao treino de corrida mais tarde? — pergunto. — Não pude ir ontem.
Ela assente.
— Então foi por isso que vi você correndo no parque.
— Você me viu?
Saí para correr assim que Joalin foi embora. Não consegui ficar lá no meu quarto com o computador bem na minha frente sem poder olhar o Facebook porque prometi a Joalin que não faria isso. E foi uma volta de arrasar. Fiz o meu melhor tempo da história e até dei um tiro de oitocentos metros.
— Você parecia ótima — responde Sofya e passa a mão pelo cabelo. — Eu estava fazendo exercício de mergulho e você passou correndo bem do meu lado. Chamei o seu nome, mas acho que você não ouviu.
— Eu estava escutando meu Discman — respondo, incapaz de controlar um sorriso. Sofya disse que eu estava ótima!
— O que você estava escutando? — pergunta ela.
— Ontem? Na maior parte, Dave Matthews. Hootie and the Blowfish. Um pouco de Green Day.
— Green Day? — Ela balança a cabeça em sinal de aprovação. — "Basket Case" foi a primeira música que aprendi no violão.
— Você toca violão?
Sofya me conta como aprendeu a tocar sozinha e balanço a cabeça nos momentos adequados. Estou muito feliz por ter terminado tudo com Bailey hoje.
— A gente devia ir correr junto um dia desses — diz ela. — Você mora perto do parque?
Por acaso, sei que Sofya mora do lado leste do parque, a uns dez minutos da minha casa. Para ser mais precisa, ela mora em uma casa térrea com arbustos de lilases roxos e caixa de correspondência listrada.
— Moro perto do playground — digo.
— Maravilha! Minha casa fica perto do campo de beisebol — fala.
— Eu jogava lá no time infantil.
— Eu também — diz Sofya. — Ei, se você gosta de Dave Matthews, precisa ir lá em casa uma hora dessas. Tenho uma fita pirata de um show em Vermont.
— Legal — respondo. — Vou gostar de ouvir.
Sofya coloca a mão no meu ombro e sorri.
— Bom, então a gente se fala.
Quando a vejo caminhando pelo corredor, percebo que esta é mais uma reverberação causada pelo Facebook. Se Joalin não tivesse me largado ontem para dar plantão no telefone, eu não teria saído para correr, Sofya nunca teria me visto e não teria vindo falar comigo hoje. E não foi só falar comigo... ela me convidou para ir à casa dela! Será que esta reverberação vai afetar o meu futuro com Kevin, um homem que ainda nem conheço?
Acho que não vou me importar se isso acontecer por causa da Sofya.
VOCÊ ESTÁ LENDO
The future of us {shivlin version}
Ficção CientíficaÉ 1996, Joalin e Shivani foram vizinhas por toda a sua vida. Elas foram melhores amigas por quase todo esse tempo também - pelo menos até novembro do ano passado, quando Joalin fez algo que mudou tudo. Tudo vem sendo estranho entre elas desde então...