14

444 46 105
                                    

*Os Erotes:  Os erotes na mitologia grega, eram os  filhos alados de Afrodite, que personificavam as várias faces do amor. Eram companheiros constantes da deusa, sempre retratados ao seu lado. Erotes é o plural de Eros ("Amor, Desejo"), que, como uma divindade singular tem uma mitologia mais complexa. O principal erote, Eros, seria dois deuses: O primeiro seria um deus primordial nascido do Caos; O segundo mais novo, seria filho de Afrodite, jovem e travesso, que atira flechas de amor aleatoriamente nas pessoas. 

Eros: Principal erote, deus grego do Amor. Além de ser descrito como muito belo e irresistível, levando a ignorar o bom senso, atribui-lhe também um papel unificador e coordenador dos elementos. É considerado como um deus olímpico, certa vez, Afrodite desabafado com Métis, queixando-se que seu filho continuava sempre criança, a deusa lhe explicou que era porque Eros era muito solitário. Haveria de crescer se tivesse um irmão. Anteros nasceu pouco depois e, Eros começou a crescer e tornar-se robusto.

Anteros: deus do Amor Correspondido. Anteros é o Deus grego do amor correspondido e vingador do amor não correspondido. Seu nome literalmente significa amor voltou. Ele foi dado a seu irmão Eros, que estava solitário, como um companheiro. Passava anos e Eros não crescia, Afrodite descobre que o motivo de Eros não crescer é que ele estava sozinho e o amor tem que ser correspondido para crescer. Assim, ela teve Anteros com Ares. Fisicamente, ele é descrito como semelhante a Eros em todos os sentidos, mas com cabelos longos e emplumadas asas de borboleta. Ele foi descrito como também armado com um taco de ouro e setas de chumbo.

Himeros: deus do Desejo Sexual. Himeros foi descrito geralmente como jovem alado ou criança, assim como o outro erotes. Ele era frequentemente retratado junto com Eros na cena do nascimento de Afrodite, que voa em torno da concha da deusa no mar. Em outras vezes, ele aparece como uma tríade de deuses do amor, com seus irmãos, Eros e Photos (Amor e Paixão). Como um deus individual, no entanto, não possuía culto distinto. Quando era representando junto com Eros ele provavelmente estava identificado com Anteros (amor correspondido).

Photos: deus da Paixão. Photos ( ou Pothos) era o deus da paixão, anseio e desejo. Escritores clássicos tardaram em descrevê-lo como um filho de Karmila (Primogênita da guerra e da beleza e sedução) e Iris (arco-íris) para representar as paixões que veem com o amor. Neto que fora adotado e criado como filho por Afrodite. Os erotes foram descritos frequentemente juntos em pintura de vasos gregos.

Hermafrodito: Filho de Afrodite e Hermes. Era o deus das almas gêmeas. Teria sido um menino extremamente bonito, que se transformou posteriormente num ser intersexo  por haver se unido à ninfa Salmacis. Foi a partir deste mito que se batizou os conceitos de Hermafrodita  e hermafroditismo. Seu mito mais famoso é encontrado nas Metamorfoses  de Ovídio. Foi levado pelas ninfas até o Monte Ida , uma montanha sagrada da Frígia. Quando atingiu quinze anos, sentindo-se enfadado do lugar, viajou para as cidades da Lícia e de Cária. Estava nos bosques da Cária, perto de Halicarnasso, quando encontrou Salmacis, uma náiade, em sua humilde casa amarela que fica situada numa lagoa. Tomada de luxúria ante a beleza do jovem, ela tentou seduzi-lo, mas foi rejeitada. Quando pensou que ela havia ido embora, Hermafrodito despiu-se e entrou nas águas vazias do lago. Salmacis então saiu de trás duma árvore e mergulhou, enlaçando o moço e beijando-o violentamente, tocando em seu peito. Enquanto ele lutava por desvencilhar-se, ela invocou aos deuses para nunca mais separá-los. Seu desejo foi concedido, e seus corpos se misturaram, formando um ser intersexo . Hermafrodito, aflito e envergonhado, fez então seu próprio voto, amaldiçoando o lago de forma que todo aquele que ali se banhasse seria igualmente transmutado, como ele próprio.

Hedilogo: era filho de Afrodite e Hermes, representava o cortejo e o elogio dos apaixonados.

Himeneu: Deus das cerimônias de casamento. Filho de Apolo e Afrodite. Sua beleza era tamanha, que muitas vezes grupos de mulheres o seguia na esperança de atrair os olhares penetrantes do deus. Diz-se que certa vez, Himeneu fora capturado por piratas com um grupo de mulheres, estes não perceberam ser Himeneu, na verdade, um homem, visto que sua beleza transcendia a imagem padrão de um homem na época. Colocado em cativeiro junto com todas as sequestradas, em um navio, Himeneu acalma as donzelas, estas, apavoradas pelo rapto, logo tranquilizam-se e confiam na habilidade do deus, mesmo sem saber da divindade de seu companheiro de cárcere. Ao anoitecer, costumeiro de piratas, haviam bebido demais, e estavam demasiado cansados e esgotados, Himeneu neste momento, escapa e aniquila todos os sequestradores, em um ato de excelente bravura. Ao termina-lo, liberta as donzelas, e leva todas em segurança para suas respectivas famílias. Supunham os gregos que Himeneu comparecia a todos os casamentos. Se ele não o fizesse, o matrimônio tenderia ao fracasso, de forma que durante esta celebração os gregos evocavam o seu nome em voz alta. A Deusa Hera  também rege casamentos, porém devido a sua essencialidade cósmica, o significado desta regência é bem mais profunda e primordial do que o "simples" matrimônio humano. 

The Mythological LoveOnde histórias criam vida. Descubra agora