Capítulo 16

551 62 30
                                    

POV Claire

Lallybroch era tudo e nada do que imaginava. Confuso? Sim. Eu sabia que seria um lugar maravilhoso por tudo o que Jamie havia me contado, sobre sua infância, sobre como seus pais construíram todo aquele patrimônio e como eles tinham orgulho dessas conquistas. Mas mesmo sabendo de todas essas coisas, nada havia me preparado para o sentimento que aquele lugar estava me trazendo. Durante todos os anos que mudei de cidade para cidade, de país para país com meus pais, nunca havia me sentido em casa. Nem quando voltamos para Londres e nos estabilizamos naquela casa imensa.

Na casa dos meus pais tudo parecia ter regras, como se comportar, como se sentir. Os móveis nunca haviam sido nossos, eram todos novos e nada parecia trazer alguma lembrança. Mas assim que entrei na casa ancestral da família do Jamie, senti algo que nunca havia sentido antes e era algo difícil de definir. Mesmo a casa sendo tão grande quanto a dos meus pais, se duvidar até maior, ela não tinha frieza alguma dentro dela. Estava sempre cheia de gente andando pelos corredores, vozes e risadas eram ouvidas de longe. Era algo que te abraçava de uma forma que não tinha como deixar um sorriso em seu rosto e eu estava ali há menos de 24 horas.

Depois do almoço tumultuado, mas muito divertido, Ian me chamou para ir com ele até a destilaria e no começo fiquei um pouco apreensiva em aceitar ao ver o olhar desapontado do Jamie. Sabia que era algo que ele estava ansioso em me mostrar, assim como todo o resto da viagem, era um dos vários passeios que havia planejado. Mas também sabia que o jovem Ian estava nas nuvens com a presença do tio ali e não via a hora dos dois passarem algum tempo juntos. Aceitei o convite e depois me entenderia como o meu amigo, no fim sabia que ele não se arrependeria do tempo ao lado de seu sobrinho.

Quando chegamos na destilaria, me surpreendi novamente, algo bem comum nessa viagem. Não sei que imagem havia formado na minha cabeça, mas não era nada daquilo que estava na minha frente, claro Claire, você não fazia ideia de como era uma destilaria, óbvio que seria algo inesperado! Ela não ficava exatamente dentro das terras da família Fraser, mas Ian me explicou que Brian havia comprado aquele terreno para realizar seu sonho depois das outras empresas da família terem dado certo, por isso não ficava dentro dos limites de Lallybroch.

O lado de fora não era nada mais que um grande bloco de concreto, como qualquer estabelecimento comercial. Não sei se porque tudo na Escócia parecia ter uma arquitetura ancestral, estava esperando algo totalmente diferente. Ian deu risada ao ver em meu rosto a decepção:

- Eu sei que não é nada como Lallybroch, mas é dentro dessas paredes que a mágica acontece!

E ele estava certo. Quando entramos, depois de percorrer os vários corredores com salas normais como todo escritório, fomos para a parte dos fundos do lugar e lá consegui ver a grande estrutura onde estavam vários barris de carvalho que armazenavam o líquido tão precioso para os escoceses. Foi aí que o meu tour realmente aconteceu e notei como era algo natural de todo Highlander ser um contador de histórias nato. Ian começou a me explicar as várias diferenças entre os tipos de whiskies produzidos no país e qual a Fraser destilaria havia escolhido para produzir.

Lá era o single malte, que era o mais tradicional de todos, claro. Tinha esse nome, pois era produzido em uma única destilaria e apenas com cevada maltada, sem adição de outros cereais. Eram destilados em alambiques de cobre, que Ian fez questão de me mostrar para eu entender o que era, e depois ficavam por anos descansando nos barris que estavam agora na nossa frente. Enquanto meu guia particular terminava sua explicação, um funcionário apareceu com uma bandeja onde vários copos de whisky estavam enfileirados para a nossa degustação.

Fiquei sabendo que lá eles produziam o de 12, 15 e 18 anos e era intrigante saber que algo que Brian Fraser havia começado anos atrás, só agora estava dando resultado. Infelizmente ele não estava ali para ver o que seu sonho havia se tornado, mas sabia que Ian e Jenny estavam lhe dando muito orgulho com suas conquistas. Sabia que não tinha um grande conhecimento na bebida e Ian deu risada quando tossi sem parar ao virar uma dose do whisky 18 anos. É, tinha sorte de Jamie não estar junto para tirar mais sarro de como eu era péssima para apreciar sua bebida favorita.

Amizade ColoridaOnde histórias criam vida. Descubra agora