Uma das qualidades que eu admiro numa pessoa é de quando ela se mostra um ser...
JUSTO
Sempre persegui a justiça, desde muito jovem, até quando não era tão justo assim.
Isto fez com que eu me identificasse com outras pessoas que seguiam esta mesma filosofia.
Mas o que vem a ser justo?
A justiça é baseada em entendimentos, de acordo com a cultura do local onde se vive. Desta forma, algo que para você possa parecer injusto, para aquele povo é mais do que justo.
Pensando assim, ser justo significa agir de acordo com as normas e costumes de um povo. Resumindo é isto.
Imagine a seguinte situação: você vai para um país onde existem costumes muito diferentes dos que você está habituado. Se você se portar contra os costumes deste país, terá problemas em se adaptar, pois as regras de convivência seguem princípios locais.
O que acho importante e que faz parte da minha filosofia de vida: sempre que for para um lugar diferente, é importante aprender as regras e costumes deste local, justamente para não criar animosidades.
Como eu disse no início, os justos são elogiados por mim. Num mundo onde vemos tantas injustiças acontecerem a todo momento, se deparar com uma pessoa justa e honesta é um presente.
Outra coisa: não se nasce justo. Deve-se praticar os bons valores, fazer com que eles se tornem hábitos e quando menos esperar, saberão que você é justo.
Existem pessoas que não acreditam na justiça terrestre e se amparam na justiça divina, até porque a terrestre é baseada nos conceitos humanos e o homem é um ser falho por natureza.
Contudo, mesmo que a sua fé o faça pensar assim, é preciso respeitar as regras da sociedade onde se habita, para se viver em harmonia. Somente, eu penso, quando estas regras conduzem para um caminho ruim, para algo que vai contra os seus valores morais ou cristãos, penso que você deva buscar um outro lugar para viver, para poder se sentir verdadeiramente justo.
E é com esta sede de justiça que eu me despeço do capítulo de hoje.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Filosofia de Vida
RandomTodo mundo tem uma Filosofia de Vida... Esta é a minha. Espero que sirva para lhe inspirar a criar a sua... ❤