Dentro de nós se encontram os elementos que formam o conceito conhecido como...
YIN-YANG
Nascemos puros, sem entender a diferença entre o bem e o mal, e conforme crescemos, podemos evoluir qualquer um destes lados.
Contudo, é necessário que pensemos, neste capítulo da minha filosofia de vida, o que vem a ser o bem ou o mal?
O bem é alcançado atravéz do exercício diário de praticar bondades, contudo, como saber se de fato, estamos praticando o bem, ou não é o mal disfarçado?
Um exemplo, também baseado num dos capítulos da série Lost: uma personagem matou o padrasto, que ela não sabia que era seu pai de verdade, pois ela queria livrar a sua mãe dos maus-tratos dele, pensando assim em fazê-la mais feliz.
Contudo, depois que o matou e contou a ela, sua mãe a entregou para a polícia, afirmando que a filha não procurou fazer um bem para ela, mas para si própria.
Desta forma, através deste exemplo, temos uma ideia a respeito do bem: não podemos buscá-lo realizando o mal!
Quanto ao mal, quem é que define o que é o bem ou que é o mal? Matar alguém é uma maldade, mas fazê-lo para salvar uma vida continua sendo uma algo ruim?
Cada sociedade possui uma cultura diferente, a qual temos que respeitar, sabemos disto. Contudo, não são as definições impostas por uma cultura que definem que o sujeito que não a segue, mesmo sendo pertencente a este povo, é uma pessoa má.
Por exemplo, supondo que a cultura de um povo contém a regra de que a as crianças devem apanhar para serem educadas. Se os pais não baterem num filho, eles estarão sendo maus? Aos olhos da sua cultura, sim, pois estão agindo contra suas regras e terão filhos "terríveis", mas aos meus olhos não, seriam pais perfeitos, pois quem ama não faz o ser amado sofrer.
Em suma, devemos conhecer o bem e o mal que trazemos dentro de nós, e ao conhecê-los, devemos exercitar aquilo que entendemos ser o nosso lado mais humano, gentil e bondoso.
É assim que eu vejo, afinal, somos o resultado das ações que praticamos.
Mudando um pouco o conceito, Yin-Yang também é visto como o equilíbrio que devemos buscar, mas aqui não entendo que seja entre o bem e o mal, pois se assim o fosse, algumas maldades seriam justificáveis, como o exemplo que eu citei do Lost, de matar uma pessoa para deixar alguém que amamos livre de um sofrimento.
Penso que o conceito seja mais profundo, buscando um equilíbrio entre ser bom e ser justo, algo que é muito diferente.
Sem bom é fazer o uso exacerbado do amor e ser justo é fazer uma bondade muito maior ainda, pois vai além do fazer algo sendo cegado pelo amor, mas sim por amar e desejar o melhor para alguém.
Esta é a melhor busca, a justiça, mas buscar saber todos os outros conceitos é fundamental para se evoluir e encontrar o equilíbrio necessário.
Busque-o! Todo equilíbrio só tende a nos fazer bem...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Filosofia de Vida
RandomTodo mundo tem uma Filosofia de Vida... Esta é a minha. Espero que sirva para lhe inspirar a criar a sua... ❤