V

95 3 0
                                    

O que mais acontece na nossa vida é a...

VICISSITUDE

..., por mais que nem saibamos o que esta palavra significa...

Lembra daquele dia onde todas as coisas estavam acontecendo de acordo com o esperado e de repente ocorre uma mudança de planos que altera todo o nosso planejamento diário e torna a nossa rotina um caos?

Aí você pensa: os problemas nunca vem desacompanhados! E sua intuição funciona, pois surgem outros tantos desafios, todos ao mesmo tempo...

Mas daí você lembra de quando conseguiu equilibrar tudo novamente e voltou a respirar aliviado? Não dá uma sensação de alívio? Você não se sente mais preparado para quando outra onda de problemas surgirem?

Pois é, são as vicissitudes da vida!

Os altos e baixos que nos cercam e que só podemos enfrentar de cabeça erguida.

Dizia um filósofo, amigo meu, que "problemas todos temos, feliz aquele que tem menos!"

Eu costumo dizer o seguinte: a vida sem problemas para se resolver, não tem graça. De certa forma, se não existem problemas, não existe vida...

Percebam o conhecimento filosófico que está embutido nesta última frase: se não existem problemas, não existe vida!

Já pararam para imaginar que até o nosso parto foi um grande desafio a ser vencido, tudo em busca do nascimento, da necessidade de viver?

Lembro de um capítulo do Lost onde o John Locke tenta ajudar outro personagem a escapar do vício das drogas. Uma mensagem maravilhosa neste capítulo faz referência às borboletas e a sua luta para sair do casulo, tal nós mesmos no parto, em busca da vida, sinônimo de transformação.

Neste episódio Locke diz que poderíamos ajudar as borboletas, caso interferíssemos no casulo, para que ela tivesse mais facilidade para se transformar de lagarta no ser belo que é. Contudo, é a força para enfrentar esta dificuldade que a transforma, no momento exato em que isto deve ocorrer...

Na nossa vida não é diferente. Apesar da vicissitude que nos abraça, cabe a nós realizar a tarefa de vencer os desafios e sair mais forte ainda desta jornada. É aí que consiste a grande evolução do ser que reside em nós.

Ao contrário do exemplo que citei com a borboleta, nós temos anjos em nossas vidas que vão nos auxiliar a vencer e evoluir, isto é fato concreto. Eu tenho exemplos disto na minha vida...

Contudo, estes anjos estão nos ensinando como devemos agir, para nos transformar em anjos também...

Filosofia de VidaOnde histórias criam vida. Descubra agora