⚓ CAPÍTULO 03: A ida ao farol

39 10 22
                                    


   No dia seguinte, acreditavam estar no período da manhã, mas já estavam no meio de uma tarde ocultada pelo tempo

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

   No dia seguinte, acreditavam estar no período da manhã, mas já estavam no meio de uma tarde ocultada pelo tempo. A missão agora era construir uma jangada, e isto demorou praticamente o restante de todo o melancólico e duro período de trabalho árduo.

   Barnes ordenou que todos ajudassem, exceto a única mulher da tripulação e o padre, que ficou rezando junto à moça de pele cristalina.

   Puseram-se mata adentro os outros quinze, divididos em três grupos de cinco. O trabalho fora tão custoso e cansativo quanto encarar a força da natureza como em dias passados... Padre Wilson teria dito que "Só Deus sabe como vocês fizeram aquela jangada". O plano inicial era montar a jangada em no máximo um dia, mas foram gastos quase três. A complicação em saber o horário era uma pedra no sapato, e assim aconteceu por toda aquela sequencia até a construção e toque final a nova navegação dos homens.

   No início do terceiro dia de montagem, haviam juntado de quatro a quinze toras de madeira. Colocaram-nas cuidadosamente próximas a água, na beirada, para ser preciso, onde a água não tinha potência para levá-la. Cada tora tinha tamanho semelhante e se encaixaram de forma sutil. No improviso, Brown optou por combinar os mastros danificados da antiga navegação, tirando, claro as partes quebradiças da mesma. Eles eram maiores que as anteriores toras e formavam uma cruz na parte inferior. O processo fora feito com todos os quatro ou seis mastros e sobras utilizadas. Nenhum vão grande foi deixado entre elas. Posteriormente, foi a vez de amarrar e entrelaçá-las. Optaram por utilizar somente cinco das dez cordas que possuíam no barco e as outras cinco foram cipós resistentes encontrados por Brown e o brasileiro Cláudio. Todas as pontas foram amarradas com total firmeza. Para complementar, utilizaram partes que soltaram do casco do barco anterior e acoplaram por baixo e pela parte superior da nova construção, não deixando que nenhum espaço vazasse. O toque final ficou por conta das velas basicamente amadoras feitas pelas mãos de Sullivan e do turco Burak Çakir. Os tecidos gastos e arrebentados pela chuva passada e poderosa foram reutilizados de forma saudável para o projeto, e assim foi finalizada.

   Ao término da construção, Barnes se juntou a todos no seguinte dia. A capacidade máxima era somente de duas pessoas. Ele e mais uma, apenas. Logicamente, nenhum tripulante inscrito tomou frente, em que pese o enxerido brasileiro ter cogitado levantar sua mão para se oferecer. Mas obviamente seria recusado, claro! Assim, o capitão optou por levar um de seus oficiais de confiança, e o escolhido foi Jimmy Brown, e todos concordaram firmemente com a ideia.

    Na noite seguinte, os quatro oficiais se reuniram dentro da antiga embarcação e exemplificaram a situação. O capitão tinha um baú guardado num dos compartimentos em que só ele utilizara. Quando abriu, havia algumas armas de fogo e munição. Larsson ficou boquiaberto, Brown e Sullivan soltaram bons palavrões. Os dois últimos andavam somente com facas e o sueco com canivetes. Aquilo era demais para eles!

   A ideia de irem armados até o farol não era muito ruim, claro, sequer sabia quem estava por lá, mas isto de fato pegou o trio de surpresa, e Barnes riu a toa do espanto de todos ali presentes.

A Ilha da LoucuraOnde histórias criam vida. Descubra agora