Classe do objeto: seguro
Procedimentos especiais de contenção: scp-070 deve ser mantido em uma câmara com 10 por 10 m reforçada com concreto, constantemente vigiada e monitorada remotamente. Esta câmara deve permanecer abastecida com alimentos não perecíveis e água (ver documento 070-IC para a relação completa destes itens), e provida de amenidades básicas para scps humanoides. Funcionários de segurança devem portar armas não letais de espuma, além dos equipamentos padrão.
A integridade estrutural da Câmara de contenção de scp-070 deve ser verificada duas vezes por dia. Caso haja dano estrutural excessivo, scp-070 deve ser incapacitado e realocado para uma câmara reserva como a descrita acima. Em caso de não haver disponibilidade de câmaras suficientemente reforçadas com concreto, scp-070 pode ser temporariamente contido em uma célula de outro material mais resistente até que sua câmara seja preparada.
Scp-070 deve receber sedativos e analgésicos conforme solicitar, sem exceder as doses determinadas pelo Dr Dumount. Funcionários devem permanecer desarmados e vestir blindagens resistente à punção ao adentrar a contenção de scp-070. Guardas armados devem permanecer no exterior da cela, fora da visão de scp-070.
Em caso de brecha na contenção causada por sonambulismo, funcionários de segurança devem alertar administração da área, criar uma trilha de água e comida no caminho de scp-070 e manter a distancia de 25 m de scp-070. Em outros casos de brecha, ou se scp-070 torna-se violento durante o sonambulismo, os funcionários estão autorizados a incapacitar scp-070 utilizando espuma não letal ( tomando cuidado para não sufocar scp-070). Considerando que scp-070 reage reflexivamente a ferimentos ou ataques, os funcionários devem evitar o uso de força letal e causar ferimentos a scp-070, se possível.
Descrição: scp-070 aparenta ser um humano do sexo masculino de descendência nativa Americana, com uma aparência comum, exceto por um par de asas que emergem de suas costas. Cada asa é composta de diversas barras de metal chatas com cerca de 6 cm e composta de diversas barra de metal chatas com cerca de 6 cm de largura conectadas de ponta a ponta por rebites rotatórios, formando uma massa articulada de metal com mais de 2 m de comprimento. Suspensas destas barras estão correntes de diversos tamanhos, 22 em cada asa, cada uma terminada em uma seta farpada. Scp-070 não aparenta possuir outras propriedades anômalas além das asas.
As asas de scp-070 parece agir independentemente da pessoa a qual estão conectadas, com scp-070 tendo alegado diversas vezes não possui controle sobre elas. Contudo, quando as asas são danificadas, scp-070 demonstra sinais de angústia psicológica, incluindo suor, redução do fluxo sanguíneo na face e gritos de dor. Foi observado que as asas são capazes de se dobrarem e se expandirem, atirar e chicotear suas correntes em altas velocidades (indivíduos ou coletivamente), além de se ancorarem com as setas em concreto, madeira e materiais similares. Embora scp-070 não demonstre hostilidade notável em relação aos funcionários, o objeto com frequência reage violentamente a ameaças percebidas, atacando com as correntes ou usando-as para envolver seu corpo, adotando uma postura defensiva. Foi observado que a maneira mais eficaz para subjugá-lo é o uso de espuma grudenta (armamento não letal), capaz de aprisionar as correntes de scp-070 a uma distância segura.
Embora de aparência enferrujada, as asas de correntes de scp-070 são resistentes como ligas de aço de alta qualidade. Entretanto, estes objetos também são densos como aço, impedindo que scp-070 se mova como um humano normal devido ao peso das asas. Até agora, scp-070 não foi capaz de utilizar as asas para facilitar sua locomoção. Scp-070 passa grande parte de seu tempo ancorado nas paredes e teto de sua cela de contenção, comumente sedado.