Classe do objeto: seguro
Procedimentos especiais de contenção: scp-290 deve ser mantido em uma cela de 5 m x 5 m x 5 m no sítio 19. Funcionários estão proibidos de interagir com scp-290, exceto durante um procedimento de teste aprovado, e qualquer funcionário que tentar fazê-lo deve ser exterminado com qualquer força necessária. Durante qualquer interação com scp-290, três guardas com total conhecimento do objeto devem flanquear a abertura do objeto; qualquer pessoa (além de funcionários classe D) tentando entrar deve ser removida da cela do objeto. Indivíduos que sofrerem reconfiguração são exterminados na conclusão do experimento.
Descrição: scp-290 é uma esfera metálica oca de 3 m de diâmetro, com uma abertura circular de 90 cm de diâmetro cortada em um lado. Esta esfera é soldada a 4 postes de metal de 50 cm de altura. Varreduras mostraram que scp-290 é composto de uma combinação de alumínio e (dados expurgados), muitos dos quais não correspondem a nenhuma estrutura atômica conhecida. Todas as tentativas de colher amostra do metal para análises mais detalhadas falharam. A temperatura externa da esfera permanece constantemente 318 kelvins (45⁰C), independentemente das condições ambiente. Como nenhuma fonte de energia para o dispositivo foi encontrada, como ele mantém essa temperatura atualmente é desconhecida. Pesquisadores notaram que funcionários parecem mostrar uma curiosidade ligeiramente elevada sob a função de scp-290, embora não se saiba se isso é evidência dê um efeito psicológico ou simplesmente devido à sua anormalidade.
Caso um indivíduo entre scp-290 pela abertura circular, abertura encolherá rapidamente, tornando a seção interna inacessível. Após 5-20 minutos, a abertura será reaberta. Nenhum som pode ser ouvido emanando de scp-290 durante este período. Cobaias emergem desse processo vivas, conscientes (embora frequentemente em um estado de extrema aflição), mas com sua anatomia significativamente alterada. Membros, características faciais e (redigido) aparentam ser realocados aleatoriamente, mas sem perder a funcionalidade. Os dedos das mãos e dos pés são frequentemente removidos das mãos e dos pés, e os olhos raramente permanecem em uma configuração que se presta a visão binocular. Quase todas as cobaias relatam dor e desconforto ao respirar e se mover (se algum deles permanecer possível), com a maioria incapaz de andar ou realizar qualquer tipo de locomoção eficaz.
Autópsias realizadas em indivíduos afetados revelam que uma reconfiguração semelhante ocorre internamente, com a posição de órgãos alterados e os vasos sanguíneos/nervos alongados para se se ajustar ao novo arranjo. Evidências de sangramento interno grave e hemorragia de outros fluidos corporais estão frequentemente presentes, embora cobaias não exibam nenhum dos sintomas relacionados ao serem recuperadas de scp-290 e nenhuma morreu como resultado direto da exposição ao objeto. Os ossos dos indivíduos mostram evidências de fraturas em grande escala, mas também de rápida cicatrização aparentemente uma parte do processo de modificação. Indivíduos permanecem conscientes durante a reconfiguração - consulte o adendo 290-1 para obter mais detalhes.