Classe do objeto: seguro
Procedimentos especiais de contenção: qualquer acesso a scp-261 deve ser aprovado por um funcionário com credenciais de segurança de nível 2 ou maior. Todos os itens dispensados por scp-261 devem ser registrados, bem com a quantidade de dinheiro colocada e o tempo decorrido entre usos. De momento, scp-261 apenas pode ser utilizado 10 vezes no período de 24 horas, e nenhuma transação deve exceder o o equivalente 500 yens. Teste aprovado pelo comando do sítio não estão sobre estas restrições.
Itens dispensados por scp-261 devem ser revistos pelos oficiais da Saúde e segurança do sítio antes de serem consumidos. Falha em fazer isso liberta a fundação de qualquer obrigação quando a efeitos negativos. Itens considerados perigosos ou úteis para pesquisas irão ser confiscados pela segurança do sítio, com compensação financeira fornecida proporcional ao dinheiro gasto.
Descrição: scp-261 parece ser uma máquina automática de vendas sem painel de vidro frontal, e um pequeno teclado numérico no lado direito. Scp-261 foi recuperado em Yokohoma, Japão. A fundação reparou em scp-261 depois de uma investigação numa lenda urbana sobre uma máquina de vendas mágicas que estava a circular na internet. Scp-261 foi encontrado num beco atrás de um grande centro comercial, com uma placa escrita à mão a dizer fora de serviço em japonês colocada a si. Scp-261 não tem marcas ou identificação de qualquer tipo, e nenhum local se lembra de como ou quando foi parar a sua localização atual.
Internamente, scp-261 parece ser uma máquina de vendas normal feita para vender itens de comida e de bebida. Depois de ser feita uma chave e a porta da frente aberta, nenhum material anormal foi encontrado, e foi-se determinado que scp-261 nunca teve nenhuma comida ou bebida. Teclado numérico enquanto conectado e a operar corretamente, não ativa nenhum dos mecanismos dispensadores.
Quando dinheiro é colocado dentro de scp-261 e um número de três dígitos é escrito no teclado, scp-261 vai vender um item aleatório. Scp-261 não aceitou nenhuma moeda além de yen, a moeda rejeitada é depositada na ranhura de devolução de moedas. A forma de como os itens aparecem é desconhecida; no entanto, scp-261 não opera com a sua porta aberta, ou quando dispositivos degradação são colocados dentro de si. O número inserido no teclado não tem efeito no item vendido, e nenhum padrão foi detectado. Itens são sempre um tipo de snacks, e normalmente tem uma embalagem brilhante e destacada.
Scp-261 é capaz de operar sem nenhuma fonte de energia externa, mas utilização nesse estado irá fazer uma venda instável ocorrer muito mais rápido que o normal. Se scp-261 for usado várias vezes no curto espaço de tempo e/ou grandes quantidades de dinheiro forem colocadas antes de um item ser vendido, scp-261 irá começar a dispensar itens bizarros. Enquanto ainda são comestíveis, a sua adequação para consumo humano é muitas vezes não existente.