Classe do objeto: seguro
Procedimentos especiais de contenção: scp-088 deve permanecer constantemente selado a vácuo em sua caixa. A caixa é feita de plástico acrílico transparente de modo a resistir as propriedades corrosivas das secreções de scp-088. Caso scp-088 desperte de sua internação, sua nova câmera de contenção deverá ser feita de plástico resistentes, borracha ou cerâmica, com o objetivo de limitar sua capacidade de fuga. A temperatura da contenção de scp-088 não deve exceder 15 graus Celsius, e os funcionários que entrarem no ambiente devem seguir os protocolos de materiais perigosos nível 4 e vestir trajes de proteção em todos os momentos.
Qualquer funcionário que não siga os devidos protocolos de contenção na presença de scp-088 ou que demonstre sinais de mutação física deve rebaixado a classe D e mantido sob observação.
Descrição: scp-088 é um humanoide com características reptilianas que aparenta ter sido mumificado em uma posição lânguida. Entretanto, scp-088 se encontra meramente em um estado de hibernação que pode ser interrompido caso objeto seja exposto a um ambiente mais propício do que sua contenção atual. Pesquisas indicam que scp-088 possui aproximadamente 6000 anos e é capaz de secretar diversos materiais biológicos perigosos de sua boca e mãos. Algumas destas substâncias possuem potencialmente um valor estratégico se replicadas, mas até que seja descoberto um método para extraí-las sem despertar scp-088, as pesquisas ligadas a este assunto estão suspensas.
Scp-088 foi recuperado juntamente com os restos mumificados de 23 seres com morfologia similar. Contudo, nenhum destes seres foi encontrado com vida e exames sugerem que se tratavam, originalmente, de humanos. As informações coletadas pelos agentes E008-3 e E008-7 e suas mutações ocorridas após exposição a scp-088 corroboram com esta hipótese.