Classe do objeto: seguro
Procedimentos especiais de contenção: devido à estranha mas inofensiva natureza de scp-283, o objeto deve ser mantido em uma caixa segura pressionada conta a parede ao leste da sala. Deixando isso de lado, scp-283 pode ser manejada por qualquer pessoa desde que ele esteja sendo observado por um membro da equipe no mínimo nível 3, que deve ficar olhando scp-283 para prevenir roubos.
Descrição: para todos os efeitos, scp-283 é uma pedra ordinária, um pouco desgastada e velha por causa da idade e colisões, feita de granito escuro. Ela pesa um pouco mais que 1kg e tem 10 cm de comprimento. Entretanto, ao invés de seguir a rota normal da gravidade, scp-283 é puxada na direção do exato magnético Leste. Estudo mais profundados revelaram que scp-283 está, de fato, caindo pela terra e também sendo afetada por sua estanha atração gravitacional.
A pedra foi encontrada pela primeira vez depois de uma investigação de atividade paranormal em, na Austrália. Foi relatado como sendo o fenômeno conhecido como luzes de min min, que é de fato, conhecido por ser. Ver documento (dados expurgados) para ver as notas do Dr. Sobre o assunto.
De acordo com testemunhas, a rocha supostamente estava acelerando através das planícies, através das paredes de uma casa e um carro, foi parado por um trailer móvel, ou de permaneceu alojada na parede de metal até manhã seguinte. Inicialmente, agente acreditou que o objeto era atraído por uma força magnética, embora testes posteriores provaram isso como sendo falso. Scp-283 é um pedregulho de granito comum, desconsiderando que ele cai na direção errada. Agente deixou scp-283 cair acidentalmente e foi forçado a correr atrás do objeto. A recuperação envolveu um trauma craniano leve, mas as suspeitas sobre sua natureza foram confirmadas.