Classe do objeto: seguro
Procedimentos especiais de contenção: scp-177 deve ser contido em um armário de armazenamento de nível 4. Durante ou uso de scp-177, regras padrões de xadrez devem ser aderidos; qualquer sujeito de teste tentando trapacear ou divergir destas regras deverá ser escoltado da sala.
Descrição: scp-177 é um tabuleiro quadrado 8 por 8 padrão de xadrez medindo 40 cm por 40 cm. No tabuleiro tem 16 peões, 2 Reis, duas rainhas, 4 bispos, 4 cavalos, e 4 Torres, totalizando 16 peças brancas e 16 pretas. Todas as peças foram esculpidas a partir de marfim de elefante. As peças brancas são móveis, e podem até ser removidas do tabuleiro com força mínima; as peças pretas, entretanto, não podem ser removidas do tabuleiro, ou movidas por forças exteriores; forças excedentes 3 kg newtons foram aplicadas nas peças pretas, apenas resultando em equipamentos danificados.
Quando um movimento inicial legal é iniciado usando uma peça branca, scp-177 entra em um estado ativo. Quando ativo, scp-177 pode ser usado para jogar uma partida de xadrez usando regras padrões (banco move-se primeiro, peões pode mover-se duas casas na primeira jogada, etc). As peças pretas se movem autonomamente, e depois que uma jogada é feita usando as peças brancas, aquela peça se torna imóvel até que preto faça um movimento. Quando uma peça é capturada, é movida para o lado do tabuleiro removida do jogo automaticamente. No caso do lado Branco ganhar, as peças pretas voltam às suas posições originais, e nenhum efeito é notado até que se inicie outro jogo. Se preto ganhar, as peças pretas fazem uma dança da Vitória e as peças brancas caem, antes de voltarem as suas posições originais. Se um empate ocorrer, todas as peças caem-se e retornam as suas posições originais.