Classe do objeto: seguro
Procedimentos especiais de contenção: nenhum procedimento especial de segurança deve ser tomado com scp-131-A e scp-131-B. Eles são livres para viajar pelo sítio 19, desde que não tente entrar em áreas restritas ou sair da instalação. O contato casual com os indivíduos é permitido, mas recomenda-se que esse contato seja mantido ao mínimo para evitar que as criaturas formem um anexo ao pessoal. Vistorias horárias devem ser mantidas nos indivíduos durante todos os momentos; a falta de contabilização de sua presença nesses momentos constitui uma situação de bloqueio de nível 1. Qualquer relatório de abuso ou maus-tratos dos indivíduos resultará em uma severa reprimenda.
Descrição: scp-131-A e scp-131-B (carinhosamente apelidados de eye pods pelos funcionários) são um par de criaturas em forma de gota, de aproximadamente 30 cm (1ft) de altura, com um único olho azul no meio e seus corpos. Scp-131-A possui cor laranja queimada, enquanto scp-131-B é amarelo mostarda. Na base de cada criatura é presente uma protrusão semelhante a roda, que permite a locomoção, sugerindo que as criaturas podem ser de origem biomecânica. Os indivíduos podem se mover supreendentemente rápido cobrindo mais de 60 m (200 pés) em questão de s. Os sujeitos, no entanto, carecem de um sistema de travagem, o que levou a algumas situações bastante espetaculares, senão excessivamente divertidas, envolvendo as criaturas. Os indivíduos também mostraram a capacidade de escalar superfícies esqueléticas, e se perderam nas aberturas de ar em mais de uma ocasião.
Os indivíduos parecem possuir a a inteligência de gatos domésticos comuns são insaciavelmente curiosos. Na maioria das vezes, eles simplesmente rolam pelas instalações, observando os funcionários no trabalho e fazendo pegadinhas em outros scps de classe segura. Os sujeitos parecem poder se comunicar uns com com os outros através de um balbucio intransponível agudo. Os indivíduos nunca foram observados piscando, mesmo em laboratórios onde os indivíduos foram gravados em vídeo durante mais de 18 horas consecutivas.
Os indivíduos parecem responder bem a qualquer carinho que lhes é dado e rapidamente criam laços ao doador do dito carinho, bastante similar a forma em que o filhote cria laços com um ser humano. Eles seguirão qualquer um ou ou qualquer coisa que tenham feito uma ligação com qualquer lugar, mesmo em áreas normalmente restritas. Embora curiosos, os indivíduos podem sentir o perigo em sua vizinhança geral, e se o objeto de seu vínculo começar a aproximar-se de algo que se registraram como perigosos ( por exemplo, objetos de classe de euclidio e keter), enxertarão os pés do companheiro (ou as extremidades apropriadas) enquanto balbuciam em Tom de pânico, como se estivessem avisando-os. Devido aos perigos diários enfrentandos pela equipe do sítio 19 em lidar com os os objetos de classe de euclidio e keter, recomenda-se que a equipe evite fazer tentativas de vínculo com os indivíduos, pois pode representar uma distração durante operações dedicadas e experiências, e pode representar um perigo para os próprios indivíduos (ver adição 131-1) se estes são ignorados pelo seu alvo vinculado durante tempo suficiente, eles acabarão por perder o interesse e retornar as suas atividades normais.
Deve-se notar que os sujeitos não precisam de cuidados ou manutenção reais da equipe do sítio. Eles não comem, deixam excreções ou mesmo dormem. Parece que o único sustento que eles exigem é estimulação visual (embora isso precise de um estudo mais aprofundado para verificar).
Indivíduos scp-131-A e scp-131-B foram encontrados em um campo de milho fora de , em. Eles foram prontamente transportados para sítio 19 via (dados expurgados) e foram então rebaixados para a classe seguro e receberam reinado livre no sítio, uma vez que ficou Claro que eles não estavam transmitindo o que eles viam a qualquer poder estrangeiro hostil.