Classe do objeto: seguro
Procedimentos especiais de contenção: o aposento de scp-163 é composto por quatro cômodos adjacentes, com 3 m do piso ao teto, e os seguintes atributos:
. Uma câmara de descompressão, com 5 m x 5 m, equipada com assentos adequados para as morfologias de scp-163 e humana.
. Uma câmara de armazenamento, com 5 m x 3 m, com espaço suficiente para armazenar o traje de isolamento de scp-163, ferramentas e jogos.
. Uma oficina/área de alimentação, com 20 m x 15 m, para conter todos os objetos tecnológicos recuperados, inclusive scp-163-1,
. Uma área de descanso e sono, com 5 m x 5 m, mobiliada com assentos e leito adequados à morfologia de scp-163.
O ar do aposento é filtrado e monitorado automaticamente por computadores e diariamente por funcionários, para detectar possíveis impurezas. Os filtros devem se trocados semanalmente, ou sempre que forem detectadas impurezas no ar. São utilizados dois sistemas de iluminação distintos nos cômodos: um deles produz radiação entra 400 nm e 700 nm e o outro produz radiação entre 150 nm e 300 nm. O sistema primário deve ser mantido ligado constantemente para facilitar a observação do objeto. O sistema secundário pode ser ligado ou desligado a critério de scp-163. Em hipótese alguma é permitida a introdução de elementos ou produtos químicos em quantidades superiores as descritas no manual M-163-1. Funcionários e objetos importados devem ser analisados em cada acesso ao aposento, para garantir a ausência destas substâncias.
Funcionários deve vestir trajes de isolação enquanto estiverem no aposento para protegerem a si mesmo e scp-163 de contaminações cruzadas antes de receberem acesso ao aposento, funcionários deve ler o manual M-163-2 e realizarem em uma entrevista com o Dr. Funcionários autorizados podem interagir com scp-163 auxiliando-o nos reparos de seus equipamentos e jogando jogos de tabuleiros com o objeto.
Scp-163 tem autorização para sair de seu aposento a atual quer momento. O objeto deve, anteriormente, informar sua intenção de sair através de um gesto convencionado previamente, e deve vestir seu traje de isolação. Seu traje está equipado com os mesmos filtros de ar utilizados para reciclar o ar de seus aposentos. Para facilitar sua visão, scp-163 está também autorizado a portar uma lanterna UV capaz de produzir radiação com comprimentos de onda superiores a 280 nm, para evitar o risco de câncer de pele em funcionários. Quanto percorre pelas instalações, scp-163 deve ser acompanhado por um pesquisador Júnior, encarregado de registrar todas as suas ações, gestos e expressões com uma filmadora. O acompanhante também deve impedir que scp-163 acesse a áreas que representem algum perigo ao objeto.
Uma vez a cada três dias, funcionários encarregados devem deixar um recipiente de 20 L contendo elementos químicos nas proporções listadas no manual M-163-1 na câmara de descompressão. Scp-163 então receberá o recipiente e colocará seu conteúdo em scp-163-1. O recipiente vazio deve então ser devolvido a Câmara de descompressão para ser recolhido.
Qualquer equipamento presente no aposento só deve ser retirado na presença de scp-163. Caso scp-163 interfira com a remoção de qualquer equipamento, o item em questão deve ser devolvido a área da qual foi retirado. Em hipótese alguma scp-163-1 deve ser desmontado, operado ou removido por funcionários. Qualquer tentativa de realizar um destes procedimentos será punida severamente.
Descrição: scp-163 é um organismo sapiente de origem extraterrestre. Em posição vertical, possui 2 m de altura e 1,5 m de largura, com a maior parte de seu corpo suspensa a 50 cm do solo. O corpo é aproximadamente cilíndrico, com uma boca circular na parte inferior, o equivalente de uma cabeça na parte superior, e oito pernas tri-articuladas distribuídas radialmente por seu Equador. Scp-163 também possui uma série de membros especializados, listados a seguir: