Classe do objeto: seguro
Procedimentos especiais de contenção: todas os espécimes conhecidos de scp-072 devem ser contidos em uma cela de 3,5 por 4 m. O acesso à Câmara só é permitido durante experimentos autorizados. Nenhum objeto criado com o objetivo de ser utilizado para dormir deve ser introduzido a menos de 15 m da cela sem autorização SuperVia do pesquisador senior Grant.
Descrição: espécimes de scp-072 foram descobertos pela primeira vez em um prédio de apartamento em, michigan, depois que a divulgação de duas reportagens mostrando os efeitos de scp-072 provocaram Pânico na população local, o que atraiu a atenção do agente da fundação posicionado na região.
Scp-072 é uma projeção umbrosa e translúcida semelhante a uma mão de 0,9 m de comprimento, com dedos afunilados em pontas afiadas. É difícil registrar scp-072 visualmente de forma detalhada, uma vez que o objeto não se manifesta em ambientes com iluminação acima de 5 lux.
Foi observado que os espécimes de scp-072 só se manifestam quando um humano (denominado a vítima) entra em sono REM em uma cama infectada por scp-072, deixando um ou dois pés exposto ao ar. Nestas condições, scp-072 emerge do pé da cama e parece utilizar seu dedo indicador para tocar no pé da vítima até seu despertar. Indivíduos relatam que, neste ponto, tornam-se incapazes de se mover, apresentando sintomas similares aos de paralisia do sono. Isto continua enquanto scp-072 permanecer visível.
Scp-072 então utiliza seus dedos afiados para cortar porções de carne dos membros expostos da vítima. O objeto volta para debaixo da cama após cada remoção, reemergido sem o material coletado. Esse processo continua até que scp-072 tenha removido todo o pé ou pés da vítima, parando no calcanhar. Apesar de os indivíduos exposto a scp-072 terem relatado que o processo seja extremamente doloroso, seus efeitos paralíticos os impedem de gritar ou pedir ajuda. Não se sabe se as manifestações de scp-072 se alimentam do material coletado ou o utilizam para outro fim. Contanto que os alimentos sejam devidamente tratados, os efeito de scp-072 não são fatais mas provocam danos psicológicos relacionados ao sono nas vítimas.
O objeto apresenta ainda um efeito secundário: qualquer cama localizada a cerca de 10 m da infectada por scp-072 começa a hospedar outro espécime do objeto. A destruição da cama afetada não revela qualquer material anômalo ou sinais do material biológico removido das vítimas.