Classe do objeto: seguro
Procedimentos especiais de contenção: um casal reprodutor é mantido sob a direção do biólogo Marinho Dr. Funcionários não devem se aproximar do tanque de contenção a menos que tenho sido previamente preparados para os efeitos anômalos dos animais.
Espécimes adicionais de scp-252 podem existir na natureza. Espécimes atuais são consideradas suficientes e novas aquisições não são uma prioridade. A contenção de informações sobre os encontros consistirão na história de cobertura 53 marinheiro bêbado e na administração de amnesticos conforme necessário.
Descrição: scp-252 é uma subespécie de dosidicus gigas. Maduros são visivelmente menores do que a média, atingindo no máximo 1 m de comprimento e pesando no máximo 40 kg. Dissecção morta a ausência de um saco de tinta e uma densidade aumentada de cromatóforos (aproximadamente 20 vezes a média adulta normal).
O comportamento é idêntico em muitos aspectos aos espécimes mundanos, exceto quando estão caçando ou são ameaçados. Quando um membro de scp-252 detecta uma presa, ele exibe um comportamento agressivo e se move em direção ao alvo em velocidade máxima enquanto faz ciclos rápidos de seus cromatóforos. Esta mudança de cor tem um efeito hipnótico em presas que fazem contato visual, fazendo com que parem todo comportamento defensivo e tentem fugir até serem agarradas.
Toda a vida animal, exceto outros scp-252 e espécies de lulas mundanas, tentarão escapar das proximidades pela rota mais direta possível. Essa resposta de medo pode fazer com que os alvos se machuquem ao fugir para condições perigosas ou bater repetidamente nas paredes do container. Aproximadamente 95% dos indivíduos que encontram um scp-252 enfurecido desenvolvem uma fobia de cefalópodes. Não se sabe se este é um efeito anômalo adicional ou uma reação comportamental normal a experiências traumáticas.
Após a revisão das gravações de segurança durante a contenção, Dr. Determinou que a metamorfose de scp-252 é na verdade uma alucinação avançada induzida pelo padrão em mudança dos cromatóforos. Essas alucinações fazem com que a vítima veja scp-252 como uma criatura marinha Titanica com um número excessivamente grande de tentáculos. Os detalhes específico variam muito de indivíduo para indivíduo, mas a criatura alucinatória se apresenta constantemente como um cefalopode muito exagerado com tentáculos agrupados ao redor da área da boca, apêndices adicionais com garras ou pinças, e a impressão geral de que todas as características são fluídas e mudam aleatoriamente. Indivíduos removidos do contato visual com scp-252 permanecerão convencidos de que suas alucinações foram um verdadeiro monstro marinho e tentarão racionalizar quaisquer contradições lógicas inerentes a sua ilusão, como um monstro de 100 m nadando em um tanque fechado de 10 m. Essa racionalização e a fobia persistente são consideradas uma forma de sugestão pós hipnótico.
Indivíduos vendo vídeos de scp-252 agitados que nunca foram expostos diretamente experimentam uma reação de medo muito menos serara e são capazes de perceber a Lula, apesar das alucinações. Os sujeitos descrevem o monstro ilusório como de aparência falsa e sem sentido, mas ainda assim sim o consideram moderadamente assustador. Após exposição de segunda mão, indivíduos desenvolvem uma imunidade parcial aos efeitos totais da exposição direta. Contato direto repetido após a inoculação por vídeo diminuiu ainda mais os efeitos. Indivíduos aclimatados podem desenvolver ver uma imunidade completa ao efeito do medo e experimentar apenas uma vaga consciência das alucinações.