6: 2020

67 4 0
                                    

Lola B. Rashford fazia doutorado em história em Oxford e estava cansada. As aulas intermináveis, os trabalhos dificílimos. O cansaço físico e mental. Foi quando sua orientadora a chamou na sala dela.

Mais problemas, pensou Lola. Mas a relação dela com Claire era ótima e saudável.

- Lola, que bom que você veio. Você vai adorar a novidade. – disse Claire entregando os papéis para Claire.

A viagem dela para Rússia havia sido aprovada. Lola estudava todo o processo da Rússia socialista em seu doutorado e havia solicitado uma bolsa para viajar até a Rússia e investigar mais profundamente os acontecimentos.

- Isso é incrível! – Lola sorriu. Claro que Luc não iria gostas, mas isso não era uma decisão dele. Como namorado dela ele devia apoiá-la. – Nós conseguimos.

- E seu vôo é daqui dois dias.Ja acertei tudo com a Universidade em Moscou. – Claire completou. Aquilo era incrível.

Organizando a pesquisa e todos os arquivos que eram indispensáveis, Lola separou algumas fotos e cartas. Ela estudava o movimento bolchevique e seus expoentes. Tudo era importante. E no meio de todo aquele material ela tinha achado verdadeiros tesouros perdidos nos arquivos do governo.

Como a carta de M. para L.

1941

" Querida L.

As trincheiras estão controladas. Não temos problemas com os alemães a dias. Afinal, apenas os russos conseguem resistir a Stalingrado. Assim como nosso líder, essa cidade é cruel e fria.

Sei que errei. Todos erramos.

Espero que entenda um dia e possa me perdoar.

M."

Ou outra carta, mas que não parecia ser a resposta da anterior, porém montava alguma história.

1944

" M.

Sinceramente, me sinto perdida. Todos os dias na unidade de enfermaria para qual me voluntariei eu vejo vidas sendo perdidas. É tudo doloroso e difícil.

Não sei se nos veremos novamente, mas com meu corpo e alma eu espero que sim.

Sua L."

Aquilo era raridade. Uma das coisas mais sentimentais que Lola já havia visto.

E ela queria saber mais. Mais sobre tudo que estava por trás daquelas cartas que exalavam sentimentos. Ela iria descobrir.

M e L tinham uma história e ela iria saber como terminou.

São Petesburgo Onde histórias criam vida. Descubra agora