𝓒om esmero, Ravacini ajeitou alguns papéis sobre a mesa:
— Passada mais aquela tarde, eu retornei à vila logo pela manhã para fazer uma ligação para São Paulo. Naquela época já havia celulares, mas ali no Esmeril o sinal só chegou em 2015. Lembre-se que estávamos em 2001.
"De um orelhão que ficava em frente à escola, eu telefonei para a editora. Para minha surpresa, havia um assunto que ia requerer com urgência a minha presença no dia seguinte.
"Meu tio me esperava no carro:
"— E aí, tudo certo na editora?
"— Más notícias, tio. Vou ter que ir embora hoje à tarde.
"— Já? Você não disse que ficaria até sábado?
"— Disse, mas surgiu um problema.
"— Que pena! — E colocou a cabeça para fora, alertando-me: — Acho que você não devia ir hoje. Está armando uma chuva daquelas. Deixa para amanhã.
"— Se esperar chover, aí é que não passo naquela estrada.
"— Isso é verdade, mas conheço bem a região e a chuva está indo na direção de Congonhas, vai te pegar em cheio.
"Fomos a pé até o alto do morro da cruz. Olhando o horizonte, disse ao tio:
"— Não parece que vai chover para os lados de Congonhas.
"Havia um casal passando por uma trilha. Escutando a conversa, a mulher aproximou-se de nós e disse:
"— Moço, bem se vê que não é daqui. Moro toda vida no Esmeril. Vai chover e muito. O delegado Belo tem razão.
"O marido desdenhou da esposa:
"— Que chuva, que nada, mulher! Vai chover não!
"— Vai sim — insistiu ela.
"O marido então apostou:
"— Se chover, eu bebo a água toda dessa chuva!
"Rimos. Mais tarde, quase iniciando a noite, eu arrumei as malas e resolvi arriscar. Ti Belo tentou me dissuadir, mas não houve jeito, eu estava resoluto:
"— Vou embora e pronto!
"— Tá certo, teimoso. Toma aqui um litro de pinga, mas é para beber só em São Paulo, hem? Vê lá!
"Peguei o litro e o coloquei encaixado entre os bancos dianteiros, pois já tinha fechado a mala.
"— Até mais ver, tio. — E parti."
Bruno passou a mão na testa, pensativo, pousando a destra sobre os lábios:
— E o tal que passava com a mulher no morro? Teve que beber toda a água?
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Fonte Q
Mystery / Thriller🏆1º Lugar no Concurso Nove Caudas (Suspense/Mistério). Olavo Ravacini, jornalista e escritor, editor chefe da Editora Ravacini, tencionando publicar um manuscrito, confiado às suas mãos vinte anos atrás por Domingos Casqueira, teme processos por ca...